Comissão Política debate conjuntura política baiana e nacional
Nesta segunda-feira (24/03), a Comissão Política PCdoB na Bahia se reuniu para debater a situação política nacional e estadual. Para o presidente estadual, Daniel Almeida, “está claro que a oposição, representante do capital financeiro nacional e internacional, quer nos derrotar a qualquer preço com um discurso de cunho direitista e demagógico, tentando sempre criar crises políticas que possam desestabilizar o governo”, afirma.
Publicado 24/03/2014 15:23 | Editado 04/03/2020 16:15
“Mesmo sob ataque sistemático dos meios de comunicação, a presidente Dilma se mantém firme nas pesquisas e venceria a eleição no primeiro turno, o que demonstra a confiança do povo no projeto em curso no país, que precisa avançar ainda mais para ampliar os direitos sociais", declara o presidente do partido no Estado.
Sobre a situação estadual, a reunião se pronunciou a favor da nota emitida pelo Secretariado Estadual na última quinta-feira (20), onde foram feitas críticas à forma e ao conteúdo do desfecho da formatação final da chapa majoritária encabeçada por Rui Costa (PT). O presidente afirmou que “a nossa opinião na discussão sobre o tema era encontrar a melhor forma de a chapa ser mais competitiva e portanto, vitoriosa, mas acabou prevalecendo uma tese com a qual não concordamos, mas que não nos afasta do projeto.”
Segundo Daniel Almeida, agora é necessário unir esforços para que a questão da mulher seja tratada na campanha com enfoque especial, valorizando as lideranças e tendo participação ativa na elaboração do programa de governo. Além da questão da mulher, o presidente assinala ainda a necessidade de que a juventude e os trabalhadores tenham espaços privilegiados na condução da disputa eleitoral e sejam chamados imediatamente para exercer funções importantes na coordenação da campanha.
A Comissão Política Estadual reiterou que o projeto do partido na Bahia de eleger três deputados federais e aumentar a bancada na Assembleia Legislativa é a prioridade da tática eleitoral deste ano. Além disso, a Comissão aprovou o pedido de uma reunião imediata com o governador Wagner para expressar as posições sobre o quadro político estadual.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro