Movimento Sem Teto faz nova manifestação em SP

Aproximadamente 500 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto se concentram na região do Largo da Batata, na capital paulista, na manhã desta quarta-feira (26). O movimento, que reivindica melhores condições de moradia, espera reunir mais de 5 mil pessoas vindas das principais ocupações da cidade: Dona Deda, Capadócia, Faixa de Gaza, Estaiadinha e Nova Palestina. Há seis dias uma comissão do MTST foi recebida pela prefeitura que se comprometeu em manter uma mesa aberta de diálogo.

Manifestação do MTST no Largo da Batata - Tatiana Santiago

Francisco Gomes Roldan, um dos coordenadores da ocupação Nova Palestina, disse que o objetivo do protesto é cobrar do prefeito a revogação do decreto municipal que destina a área da Nova Palestina ao interesse social. A área será destinada à construção de um parque. Mas os sem teto querem que a área se interesse da habitação. "Vamos exigir que ele [Haddad} cumpra o que foi acordado na última reunião", disse.

Sobre este assunto o prefeito se pronunciou, no último dia 20, e disse que cabe à Câmara demarcar o terreno como Zona Especial de Interesse Social. Mas deixou claro que o Executivo vai revogar o decreto se a área for demarcada como Zeis.

De acordo com Roldan, na área da Nova Palestina vivem, atualmente, 10 mil pessoas. Outra reivindicação é o avanço em projetos habitacionais nas áreas do Campo Limpo e Paraisópolis. O movimento também pede que os gestores da prefeitura não entrem com ações de despejo em áreas ocupadas.

Da redação do Vermelho,
com informações da Agência Brasil