Movimento dos Trabalhadores Sem Teto faz manifestação em SP

Cerca de 2 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de São Paulo fizeram uma manifestação na região central da capital paulista, nesta quinta-feira (20). A prefeitura recebeu uma comissão do movimento e abriu uma mesa de diálogo permanente.

Manifestação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - Alan Morici/Terra

Uma das reivindicações do movimento é a revogação de um decreto municipal que tranformaria a área da ocupação Nova Palestina em parque público. O prefeito Fernando Haddad afirmou que esta questão está sendo debatida na Câmara dos Vereadores, no âmbito do Plano Diretor. “Eu queria que a última palavra fosse da Câmara porque quem tem que marcar aquilo como Zeis [Zonas Especiais de Interesse Social] não é o Executivo, é o Legislativo. O que eu já disse para eles é que temos um acordo. Se a Câmara demarcar aquilo como ZEIS nós vamos revogar o decreto”, disse.

Na reunião da Secretaria de Relações Governamentais com a comissão do movimento os pleitos foram apresentados e os encaminhamentos serão estudados para a próxima semana, informou a assessoria da prefeitura.

Participaram da manifestação moradores de cinco ocupações da periferia da cidade, Faixa de Gaza, Unidade Palestina, Capadócia, Estaiadinha e Dona Déda. Segundo lideranças do movimento, outra exigência é que a prefeitura não execute a reintegração de posse da ocupação Nova Déda, onde atualmente vivem 400 famílias.

Uma das líderes do movimento, a auxiliar administrativa Jussara Bastos, de 40 anos, acredita que sejam necessárias ao menos 18 mil casas para atender a demanda das cinco ocupações.

Da redação do Vermelho