PCdoB/RN realizou a 10ª rodada do fórum do macrorregião

Por Carlos Albérico*

Durante os dois últimos finais de semana de março, o Comitê Estadual do PCdoB/RN realizou a 10ª rodada do fórum de macrorregião. Os debates aconteceram em quatro cidades polos – Parnamirim, que concentrou os municípios das regiões Metropolitana, Agreste/Litoral Sul e Mato Grande/Litoral Norte; Assu, reunindo os Comitês Municipais do Vale do Açu; Mossoró, que teve a presença de todo o oeste potiguar, e em Currais Novos, reunindo o Seridó e Trairi.

O fórum, constituído pelos presidentes e secretários dos Comitês Municipais, dirigentes do Comitê Estadual, quadros que atuam nos executivos e parlamentos municipais e, ainda, nas mais diversas frentes e entidades de massas, é um instrumento do sistema estadual que auxilia a direção dando mais celeridade no encaminhamento das decisões partidárias, coesionando e organizando o Partido nos municípios da macrorregião.

Foram aproximados 25 municípios, 12 do chamado G20, os vinte maiores municípios do Estado, dos quais temos presença em 16, e cerca de 60 dirigentes envolvidos nessa retomada das rodadas do fórum.

Em Assú, na sexta (21), foi dada a largada da 10ª rodada passando por Mossoró, no sábado (22), na região oeste, concluindo neste final de semana em Parnamirim (29) e Currais Novos no domingo (30).

As reuniões foram coordenadas pelo secretaria estadual de organização, tendo o acompanhamento da presidência estadual e das secretarias sindical, formação, representação da frente de movimentos sociais e por jovens comunistas que atuam na UJS.

As principais discussões se desenrolaram a partir da resolução aprovada no 8º Encontro sobre Questões de Partido, que ocorreu recentemente em Brasília, focando os objetivos partidários para 2014 e as tarefas estruturantes que os Comitês Municipais devem empreender no sentido de alcançar esses objetivos.

A unidade partidária formada a partir da convicção que temos condições reais de elegermos uma bancada de deputados estaduais, além de alcançarmos uma grande votação para deputado federal, foi a tônica das reuniões e também revelou que existem algumas lacunas a serem preenchidas para firmarmos uma posição em relação ao quadro político local, em especial as chapas majoritárias até então anunciadas.

Isso se dá em função que de se um lado o PMDB tem buscado construir um grande arco de alianças que envolve PSB, PR, PDT e outras siglas menores e, ainda, os opositores DEM de um dos mais ferrenhos líderes oposicionista o Senador José Agripino e PSDB apresentando o atual presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves para governador e a ex governadora Vilma de Faria (PSB) para o senado, por outro firma-se um bloco composto pelo PSD do atual vice governador e candidato ao governo Robson Farias e o PT que apresenta o nome da Dep. Federal Fátima Bezerra para o senado.

Fato intrigante, na opinião dos camaradas, é que o DEM da desgastada governadora Rosalba Ciarlini cogita não lhe dar legenda para concorrer à reeleição que tem esse direito constitucionalmente assegurado. O grande objetivo anunciado pelo DEM através do senador Agripino é garantir a reeleição do seu filho Felipe Maia deputado federal e dos seus atuais deputados estaduais.

Um quadro ainda em evolução e de muitas contradições que leva o PCdoB a continuar a discutir com as forças buscando o melhor caminho para o RN e para alcançar os seus objetivos políticos eleitorais.

No quesito organização partidária, a grande questão levantada foi a busca por respostas e caminhos na identificação e construção de uma faixa própria nova de eleitores identificados com o nosso projeto, que sejam fiéis e suficientes para eleger nossos candidatos, um eleitorado que já volta com esse projeto nacional e que, portanto, em disputa com outras forças atuantes nesse campo.

Firmou-se o entendimento que é possível buscar fortalecer o partido nessa faixa de eleitores através da atuação organizada e perene da sua militância em bases constituídas levando-se em conta a realidade local, suas particularidades e um dose extra de ousadia na apresentação de soluções para organizar o povo e obter mais e maiores conquistas e avanços sociais.

Para isso, será necessário assentar esse trabalho numa vasta rede de quadros preparados e capazes para a disputa, apoiados nas direções municipais que precisam ser reforçadas/recompostas e terem funcionamento regular, principalmente durante o pleito eleitoral.

Nesse sentido, a conclusão da 10ª rodada do fórum de macrorregião foi aprovar um leque de ações para serem trabalhadas pelos Comitês Municipais entre os meses de abril e maio, cujo coroamento do trabalho se dará na construção e participação de uma grande e massiva convenção eleitoral de junho.

O núcleo do esforço será reforçar os Comitês, ampliar a militância, constituir e/ou reorganizar as bases apoiado num projeto ousado de formação com a aplicação em larga escala do CPS e na campanha filiação, dentre outras.

Em julho será o momento de fazermos uma avaliação dessas ações desenvolvidas e os seus alcances quando se dará a realização da 11ª rodada do fórum de macrorregião.

* Secretário Estadual de Organização