Conferências Territoriais da Economia Solidária começam dia 07

Na segunda e terça-feira (07 e 08/04), Cruz das Almas e os outros 19 municípios que integram o Território de Identidade do Recôncavo dão início ao Ciclo de Conferências Territoriais da Economia Solidária do Estado. O encontro acontece no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Cruz das Almas.

As reuniões no interior são organizadas com o apoio técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e acontecerão nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Os encontros são etapas preparatórias para a realização da 3ª Conferência Estadual, a ser realizada entre os dias 21 e 23 de maio, em Salvador.

Nos dias 09 e 10 de abril, os encontros acontecerão em Catu, envolvendo os 22 municípios do Território de Identidade Litoral Norte, e em Valença, com os 14 municípios do Território do Baixo Sul. As etapas territoriais seguem até os dias 12 e 13 de maio. Delas, sairão os delegados que levarão para o encontro estadual as demandas regionais para a promoção do direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável.

Na etapa estadual, serão eleitos os 100 delegados da Bahia que participarão da 3ª Conferência Nacional da Economia Solidária (Conaes), que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília, com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Em todas as etapas da 3ª Conaes – incluindo as Conferências Territoriais – deverá haver a participação proporcional dos representantes do poder público, organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários. Na etapa nacional, participarão 1.460 delegados eleitos nas Conferências Estaduais. Desse total, 50% das vagas são destinadas às mulheres, conforme regulamento estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Com informações da Setre