Quadros: Tânia Gurjão filia-se ao PCdoB

Na última semana, os comunistas cearenses receberam com festa, a filiação de Tânia Gurjão Farias. A administradora é irmã do militante comunista histórico Bergson Gurjão farias, que tombou em luta na Guerrilha do Araguaia.


 
Tânia, junto com a mãe Luiza e os irmãos Ielnia e Gessiner, encampou uma luta de dor e saudade, exigindo do governo brasileiro respostas sobre o paradeiro do irmão. No Ceará e em muitos eventos nacionais, tornou-se comum ver D. Luiza e os filhos com cartazes, fotos e panfletos com a imagem de Bergson.

Incansáveis e sempre muito próximas da direção do PCdoB no Ceará, a família Gurjão Farias pode, finalmente, em 2009, receber os restos mortais de Bergson, encontrados num cemitério na cidade de Xambioá, sul do Pará, local onde ocorreu a guerrilha, e identificados após mais de três décadas de morto. Em 06 de outubro de 2009, Bergson chegou ao Ceará e foi recebido com muita emoção por companheiros, amigos e admiradores do bravo estudante de Química e que, grande liderança, foi também vice presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFC, no final da década de 70.

Presença constante em eventos que se referem à ditadura militar no Brasil, Tânia escolheu um debate com o advogado trabalhista e vice-presidente Benedito Bizerril, sobre o Golpe de 64, para anunciar sua filiação. Benedito, também vítima do regime militar e companheiro de Bergson nas fileiras do PCdoB nos anos 60 e 70, abonou, junto com o senador Inácio Arruda, a ficha de filiação de Tânia.

Com muita simplicidade e sempre distribuindo generosos sorrisos, Tânia é agora, formalmente, já que seu espírito lutador sempre a fez assim, uma militante do Partido Comunista do Brasil.

De Fortaleza,
Andrea Oliveira (estagiária do Vermelho-CE)