Colômbia: Prefeito é preso por envolvimento com paramilitares

Um prefeito, três policiais, dois ex-policiais e um soldado foram detidos pela Promotoria colombiana nesta terça-feira (8) por supostos vínculos com o grupo paramilitar Urabeños.

Colômbia: Prefeito é preso por envolvimento com paramilitares - Prensa Libre

De acordo com uma nota da Promotoria, entre os capturados encontra-se o prefeito do município de Medio San Juan, Ebrin Mosquera. Sete membros do grupo paramilitar Urabeños revelaram, durante a investigação, que haviam trabalhado com Mosquera para buscar votos a seu favor nas localidades de Chiquichoque e Bocas de Suruco, onde nunca havia tido amplo apoio político.

Em 2011, depois do suposto acordo, Mosquera obteve 92 votos e 146 nessas áreas, informou uma fonte à Agência Prensa Latina. Dois integrantes da milícia destacaram que entregaram ao prefeito 20 milhões de pesos (aproximadamente 10 mil dólares) para comprar um veículo para a mobilização.

Por sua vez, os policiais foram presos por entregar, em troca de dinheiro, informações ao grupo criminoso para burlar as operações que eram realizadas contra o mesmo.

Os Urabeños são parte integrante do conflito armado na Colômbia e são considerados o grupo paramilitar mais perigoso e mais bem estruturado do país. Eles estão envolvidos com as chamadas organizações de tráfico de drogas Integrado (ODIN).

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina