Congresso da UCMG elege Francisco Faria presidente

O vice-presidente da União Brasileira do Estudantes Secundaristas de Minas Gerais (Ubes-MG), Francisco Faria, foi eleito no último dia 1º de abril presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), a mais antiga entidade estudantil mineira. A eleição aconteceu  em Belo Horizonte, durante o 42º Congresso UCMG e teve a participação de cerca de 400 estudantes e 200 delegados credenciados.

A chapa única “Estudante Cara Pintada, Tá na Rua pra Derrotar a Tucanada” foi eleita por unanimidade para a gestão 2014/2015. O congresso também aprovou a tese Vem pra rua mudar Minas! Leia abaixo a íntegra do documento:

 

Vem pra rua mudar Minas!
Minas Gerais é um estado conhecido por suas belezas naturais, culinária e um povo acolhedor. É também o maior produtor de minério de ferro do Brasil, possui também uma extensa produção agrícola e pecuária. Somos o terceiro estado mais rico da nação com um PIB de 287,1 bilhões de reais ano. Porém quando olhamos para nossas escolas e serviços públicos do estado vem a pergunta: Para onde vai a riqueza do povo de Minas Gerais?

Esta discrepância entre as riquezas produzidas pelo nosso estado e a qualidade dos serviços públicos acontece pois o Governo tucano a dez anos implementa um modelo de desenvolvimento baseado em cortes nas áreas sociais, ausência do estado na indução do desenvolvimento e de submissão ao capital estrangeiro e as grandes exportadoras de minério. O resultado disso: o Governo de Minas não investe nem o que é obrigação constitucional na educação gerando uma imensa desigualdade regional e péssimos serviços públicos.

Vem pra rua transformar a escola!


A educação em Minas não é levada a sério

O descaso com a educação em Minas chegou no limite! É o momento dos estudantes darem um basta a precarização e desvalorização do professor, a falta de estrutura nas escolas, a merenda de péssima qualidade, a falta de dialogo entre estudantes e direção! Vamos ocupar ruas, corredores e pátios das escolas e erguer uma bandeira por uma nova escola.

O programa reinventando o ensino médio do Ensino Médio não é a reinvenção que nós queremos. Não é possível uma reforma no ensino médio sem o mínimo de dialogo com a comunidade escolar, sem condições estruturais e profissionais capacitados para desenvolver as atividades novas atividades pedagógicas e com o fechamento do turno noturno nas Escolas Estaduais.


Para reinventar o Ensino Médio de verdade tem de ter:

– Um currículo atrativo, flexível, com formação humanística, profissional, que se utilize dos novos meios de tecnologia e prepare os alunos para intervirem na construção desse novo Brasil;

– Gestão Democrática com eleição direta para diretores e congressos escolares para definir os rumos da escola;

– Pagamento do Piso Salarial do Professor;

– Merenda de Qualidade;

– Quadra coberta e material esportivo;

– Laboratórios de Informativa e ciências;

– Excursões periódicas;

– Atividades de cultura e arte;

O Minério de Minas para educação

Para construirmos esta Nova Escola vamos precisar de muito investimento em educação. Por isso o movimento #VemPraRua convoca todos estudantes a lutarem para que nossa maior riqueza natural seja investida em nosso povo. Defendemos que o dinheiro proveniente da exploração mineral seja investido em educação através da criação de um Fundo Social do Minério.

#VemPraRua pelo Passe-livre

A principal reivindicação e o estopim das jornadas de junho foi à redução das tarifas do transporte e o passe-livre estudantil. A mais de 30 anos a UCMG e UBES lutam pelo passe-livre. Queremos não só ter acesso a escola e sim a toda cidade! #VemPraRua por um transporte publico de qualidade, por uma cidade livre de catracas e pelo passe-livre estudantil!

#VemPraRua pela Rede Estadual de escola técnica

O sonho de todos nós é ter um bom emprego e sua dependência financeira, porém todos nós sabemos que quem não tem formação está sujeito a enfrentar empregos precários e de péssima remuneração. O estado de Minas Gerais não possui nenhum tipo de investimento no ensino técnico e as escolas federais não conseguem suprir a demanda. Por isso defendemos que assim como em outros estados do Brasil Minas tenha sua própria rede de escolas técnicas para que possamos dar oportunidade a milhares de jovens e induzir o desenvolvimento do estado.

#VemPraRua construir uma UCMG do tamanho de nossos desafios

Para transformarmos nosso estado e construirmos uma escola com a nossa cara é preciso ter uma entidade do tamanho dos nossos sonhos. A UCMG a mais de 60 anos é a principal entidade dos secundaristas mineiros, sendo protagonistas em importantes lutas em nosso estado. Para construirmos uma entidade que consiga mobilizar os estudantes nos quatro cantos de Minas Gerais temos que fazer nesta gestão uma campanha de criação de grêmios culminando em um grande encontro estadual de grêmios, fazer a caravana do minério e construir uma UCMG cada vez mais presente nos grandes debates educacionais de nosso estado.

 
Da redação do Vermelho-Minas