João Pessoa: Em sessão solene Câmara comemora 92 anos do PCdoB

O Partido tem 6 mil filiados na PB, sendo o mais antigo desta República e o primeiro no Brasil a levantar a bandeira da reforma agrária.

Sessão Solene - CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene para comemorar os 92 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão solene aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no Plenário Senador Humberto Lucena, em proposição do vereador Renato Martins (PSB). Para ele, o PCdoB é formado por cidadãos que fazem a resistência e são os guardiões da bandeira do que prega o Marxismo. “São aqueles que sabem o que é a condição de ser comunista e manter o termo 'comunismo' vivo, pois vivenciam os ideais pregados por Karl Marx”, destacou.

De acordo com Renato Martins, o PCdoB, acima de tudo, é provocador de um pensamento em prol do que está mais adiante. “Podemos pensar para além de não precisar do Estado, do dinheiro, do ordenamento fabril, da hierarquia estabelecida pela lógica de produção das relações capitalistas. O PCdoB é necessário. A perspectiva da radicalidade democrática é uma necessidade. Não é possível transformar a cultura e a economia sem que apresentemos à sociedade os limites impostos a ela. Alguém tinha que dizer que o mito da saúde pública e da educação libertária na lógica capitalista é falso, assim como também o é o mito de uma sociedade harmônica, neste modelo, em que você trabalha 12 horas e seu patrão toma todo o lucro pra viajar pra o exterior”, argumentou.

O vereador ainda salientou que a sociedade não pode baixar a cabeça para uma cultura de massa midiática que dá suporte à ideia de que a divisão de classes é natural, e que prega o consumo exacerbado.

“É no comunismo que a batalha contra essas ideias continua resistente, através do PC do B”, indicou Renato Martins. O parlamentar Raoni Mendes (PDT), que secretariou os trabalhos, concordou: “Vivemos numa sociedade consumista em que tudo vira algo descartável. É impossível pensar no PCdoB ou no comunismo sem lembrar da lógica do contraditório. O comunismo nos encaminha a uma sociedade mais justa, mais igualitária. Acredito sim que nosso País precisa melhorar, e através dos ideais do Partido, podemos traçar caminhos possíveis”, reforçou.

O presidente municipal do PCdoB em João Pessoa, Agamenon Travassos, lembrou da contribuição do Partido em diversas frentes no País, destacando que foi o primeiro partido a levantar a bandeira da reforma agrária no Brasil e a necessidade de se relançar uma nova luta pelo socialismo. Ele lembrou que a CMJP teve um vereador do PCdoB, Macaúba, com mandato de 1988 a 1992.

“Essa solenidade da CMJP representa muito, e é direcionada aos amantes da liberdade, da democracia e da igualdade social. A razão de se comemorar está expressa na história do PCdoB, nas referências que o Partido legou ao País nesses 92 anos nos quais forneceu elementos para a constituição da cidadania no Brasil”, comentou Agamenon Travassos.

Segundo o presidente estadual do PCdoB na Paraíba, Simão Almeida, o Partido é o mais antigo desta República, apesar de ter sido perseguido por décadas. Para ele, a História do Século XX no Brasil não pode ser contada sem que se fale da participação do comunismo. Ele citou João Santa Cruz, que foi deputado estadual da Paraíba pelo PCdoB em 1946 e depois desembargador, além de artistas, escritores, e personalidades como Tarsila do Amaral, Graciliano Ramos e Cândido Portinari, que eram do Partido que reúne hoje seis mil paraibanos como filiados.

“O PCdoB tem o perfil da justiça social, é uma escola de formação de uma consciência libertária, e o nosso sonho é o de uma sociedade sem classe, sem Estado, portanto, sem repressão, igualitária. É preciso fazer uma reforma política de profundidade, com mais saúde e educação, além de uma reforma política, que evite a corrupção no nosso País; uma reforma urbana; a reforma pela democratização dos meios de comunicação, pois cinco famílias controlam a informação no Brasil, além da reforma do Judiciário”, sugeriu Simão Almeida.

A presidente estadual da União Brasileira das Mulheres (UBM), Loudes Meira, comentou a luta do PCdoB pela emancipação das mulheres, numa sociedade patriarcal, que ainda conserva a participação feminina em segundo plano em diversas áreas sociais e no mercado de trabalho.
“No Partido, o qualquer resquício do individual é esquecido e o coletivo é a prioridade. O PCdoB mostrou a importância da classe feminina na política e no social, ratificando que não poderá haver transformação na sociedade sem a metade feminista da humanidade”, afirmou.

“Eu me sinto bastante representada pelas causas do Partido, que tem funcionado não só como um elo político, mas tem formado muitos jovens como cidadãos proativos na sociedade”, afirmou a representante da União dos Jovens Socialistas (UJS) e militante do PCdoB, Fernanda Keila.

Ainda participaram da solenidade o presidente do PSB, Ronaldo Barbosa, e o presidente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Ricardo Tabosa.

PCdoB

Fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói (RJ), e reorganizado em São Paulo (SP), em 18 de fevereiro de 1962, o PCdoB é um partido brasileiro de esquerda, com bases ideológicas nos princípios do marxismo-leninismo, com representatividade nacional muito em função da penetração nos meios sindicais e estudantis. Sua sede é em Brasília (DF) e ele faz parte da base de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

De acordo com o site oficial da legenda, o princípio básico da organização do partido é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente, no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao interesse coletivo ou da maioria. Assim, o partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força para um Brasil socialista, verdadeiramente democrático e soberano.

Haryson Alves
Para o Portal da CMJP