Maduro rebate valores capitalistas com estratégia socialista

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou neste sábado (12) que através do Movimento pela Paz e pela Vida o povo venezuelano constrói a segurança e a convivência entre os setores do país.

Nicolás Maduro - AVN

“O Movimento pela Paz e pela Vida está em seu ponto máximo de prioridade de construção do nosso governo. É uma iniciativa central, a paz, a vida, a segurança e a convivência, acredito eu que esta seja a mais importante iniciativa do Plano Nacional de Pacificação porque é o povo construindo”, disse Maduro durante uma reunião no Palácio da Miraflores, em Caracas.

Maduro também ressaltou a necessidade de se criar uma fórmula, a partir do socialismo, que ajude a superar os valores negativos de morte e violência que vêm sendo implantados em todas as sociedades do mundo através do capitalismo.

“Esta fórmula venezuelana de Socialismo, da Revolução Bolivariana, é construir um poderoso movimento social, cultural e humano para a paz e para a vida. Esta fórmula nossa é o caminho estrutural”, enfatizou o presidente durante uma transmissão de TV local.

Adiantou temas sobre as eleições para os próximos anos: “São o mais importante e há que se planejar muito bem, inclusive com métodos de caráter militar, porque se trata de libertar territórios de violência e criminalidade para convertê-los em zonas de paz, vida e convivência”.

Anunciou ainda que a equipe do Movimento pela Paz e pela Vida será encabeçada pelos ministros das Relações Interiores, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez Torres; de Defesa, Carmen Meléndez; do Esporte, Antônio Álvarez, e dos Municípios, Reinaldo Iturriza.

Indicou que também participarão do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (Ceofanb), Vladimir Padrino López; o vice-presidente para Área Social, Héctor Rodríguez, o prefeito de de Libertador, Jorge Rodríguez e a chefe de Governo de Caracas, Jacqueline Faría.

Maduro também anunciou que o Movimento pela Paz e pela Vida prevê estabelecer sete programas de trabalho para a construção de espaços de convivência no país e a incorporação das 35 Grandes Missões.

O presidente venezuelano aproveitou a atividade para fazer um chamado à juventude que ainda se encontra em condições de criminalidade a somar-se ao Movimento pela Paz e pela Vida para combater a violência.

“Se ainda prevalecem em armas, faço um chamado para que se desarmem. Já basta de armas, de violência. Isso não é vida, jovens, isso é morte. Saiam da morte e venham para a vida”, insistiu.
A coordenadora do Movimento de Mulheres pela Paz e pela Vida, Lolimar Contreras, informou que 38 jovens se incorporaram ao Plano de Desarmamento Voluntário pela Paz e pela Vida no município de Andrés Bello.

Outro passo importante foi dado pelo Movimento Otro Beta, que inaugurou a primeira etapa do Núcleo Endógeno Socialista Cacia Urimare, neste sábado (12). As atividades serão realizadas em municípios da província de Miranda.

Fonte: Agência Venezuelana de Notícias