CTB participa de reunião da Comissão da Verdade

Foi realizada nesta terça-feira (15), na sede do Sinthoresp na capital paulista, a reunião da Comissão Nacional da Verdade com as 10 centrais que integram o Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos trabalhadores e ao Movimento Sindical”.

Rogério da CTB - CTB

Na parte da manhã a coordenadora do GT, Rosa Cardoso, expôs sobre a pesquisa e o relatório da CNV e informou sobre alguns pontos que serão colocados no relatório final como a questão do envolvimento das empresas com o golpe, além das graves violações aos direitos humanos, dos acidentes de trabalho, a precarização do trabalho da mulher entre outros.

Representando a CTB, o secretário de Políticas Sociais, Rogério Nunes, destacou a importância das ações dos sindicatos e das centrais para fazer este resgate. “Há 15 dias realizamos um trabalho no Piauí e descobrimos que os trabalhadores rurais se escondiam para não serem vítimas da ditadura”, disse.

Na parte da tarde foram discutidas as ações políticas encaminhadas para este ano, entre elas um ato promovido pela CTB em parceria com a Fundação Maurício Grabois no mês de maio.

Além dos representantes das centrais, também participam da reunião as comissões estaduais da verdade do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco entre outros estados e da Comissão Camponesa da Verdade, entre outras organizações.

Fonte: CTB