Sindicato dos Bancários divulga nota sobre greve da PM

Nesta quarta-feira (16/04), o Sindicato dos Bancários da Bahia divulgou nota pública sobre a atitude adotada diante da greve da Polícia Militar baiana, iniciada na noite de ontem (15). No texto, o presidente da entidade, Euclides Fagundes, declara que foram feitos contatos com as direções dos bancos pedindo o fechamento das agências para garantir a segurança de clientes e bancários. Abaixo, a nota na íntegra.

“COMUNICADO À POPULAÇÃO DA BAHIA

Diante do clima de insegurança criado por conta da greve da Polícia Militar e da paralisação de 24h da Polícia Civil, o Sindicato dos Bancários da Bahia fez contato com a representação dos principais bancos em atividade no Estado, no sentido de que evitem a abertura de agências onde não exista garantia de segurança suficiente para funcionários e clientes.

A preocupação e o alerta se justificam frente às estatísticas que comprovam o crescimento de ataques a agências e equipamentos bancários em todo o Estado, especialmente em cidades do interior, onde, em condições normais, o efetivo policial já é defasado e, portanto, insuficiente para garantir o funcionamento seguro das agências sem colocar em risco os bancários e clientes.

A manifestação do Sindicato obteve resposta do Banco do Brasil e Caixa, cujas direções regionais comprometeram-se em manter as agências abertas apenas nos locais que apresentem condições necessárias de segurança para o funcionamento normal. As direções regionais dos bancos privados e públicos não podem deixar a cargo dos gerentes estas responsabilidades.

Diante do exposto e dessa advertência, fica claro que, a partir de agora, as direções dos bancos serão responsabilizadas por qualquer ocorrência que comprometa a integridade física dos bancários e clientes, expostos a essa condição de anormalidade que vive a Bahia.

Salvador, 16 de abril de 2014.
Euclides Fagundes Neves
Presidente”