PCdoB realiza encontro com profissionais do Programa Mais Médicos

No meio da informação de que o Programa Mais Médico do governo federal está levando mais 3,5 mil profissionais para ampliar o atendimento em atenção básica em todo o Brasil, o Comitê Municipal do PCdoB de Campinas, realizou no dia 12/04 uma atividade com um grupo de médicos cubanos que está atuando na cidade. O objetivo do encontro foi ouvir as experiências destes profissionais na cidade, saber como eles estão se adaptando e qual a opinião deles sobre o Programa.

cubanos - Bruno Ribeiro

“Foi um debate riquíssimo, onde pudemos ter a informação, pelo olhar dos profissionais, o que realmente a população está pensando do programa e qual a recepção que receberam. E segundo o que relataram, está sendo surpreendente a aceitação com os pacientes e com os colegas de trabalho, em Campinas é excepcional”, disse a presidenta do PCdoB/Campinas, Márcia Quintanilha.

Muitos dos médicos que estão em Campinas, já participaram em missões em outros países como Sri Lanka, Senegal, Haiti e outros e em todos os locais a aceitação da população foi boa e o atendimento satisfatório.

O deputado federal Gustavo Petta, que também estava presente declarou que “é um desafio muito grande o que os médicos enfrentam, mas os reflexos positivos já podem ser percebidos pela população mais pobre, que durante décadas viveu no abandono ou sem um atendimento médico humanizado”.

Esta ação também ajudou para que os profissionais pudessem abrir um canal de relacionamento no município para além do convívio específico do trabalho. “Esta atividade permitiu apresentar a realidade da cidade de forma mais ampla e dotá-los de maior conhecimento da sua cultura, da política e das perspectivas do desenvolvimento econômico e social do Brasil” afirmou Carlos Artioli da executiva do PCdoB.

Ao final, houve uma confraternização com um suculento churrasco, pois foi motivo de comemoração a disponibilidade e a simpatia distribuída pelos médicos e médicas de Cuba.

De Campinas.