Líder campesina e outros ativistas são ameaçados na Colômbia

A Comissão Intereclesial de Justiça e Paz denunciou as contínuas ameaças de grupos paramilitares a serviço de empresários contra a líder do movimento de luta pela terra Yomaira Mendoza, oriunda da cidade colombiana de Curvaradó, no norte do país, e de outros dois colegas seus.

Em um comunicado divulgado na internet, a organização informou que, mediante mensagens recebidas recentemente, indivíduos armados que protegem os interesses de empresários ocupantes de terras ameaçaram de morte Mendoza, Leydis Tuirán e Enrique Cabeças.

O texto, com uma linguagem agressiva, afirma que os três ativistas sociais seriam assassinados no na quinta-feira (17), denunciou a fonte. Mendoza tem sido submetida a incontáveis assédios e intimidações desde janeiro, quando denunciou à Promotoria o crime de que foi vítima seu esposo.

Em uma mensagem ao seu telefone celular na terça-feira (15), advertiram a liderança de que não estavam jogando e que ia sofrer as consequências. "Ainda que as autoridades conheçam os números de telefone e de onde provem as ameaças, não há desmonte da estrutura paramilitar que protege e ampara os interesses empresariais do grupo Lopera", denunciou a Comissão.

Em outro recente comunicado essa organização tinha denunciado os rastreamentos ilegais contra Mendoza. Ser vítima, testemunha e pessoa chave que desvela a estrutura criminosa que está por trás das operações paramilitares são as causas de tão sistemática perseguição contra a líder camponesa, afirmou naquela ocasião o Justiça e Paz.

De acordo com dados oficiais, desde fevereiro de 2005 quase 70 líderes vinculados com o processo de restituição de terras têm sido assassinados no país e muitos outros continuam ameaçados.

Fonte: Prensa Latina