Evaldo Lima defende a criação do Conselho da Cidade de Fortaleza

Utilizando a tribuna nesta terça-feira (22), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou o projeto de lei da Prefeitura de Fortaleza que cria o Conselho da Cidade de Fortaleza, que entrou em pauta e já foi encaminhada para as Comissões. O objetivo é estabelecer o conselho como órgão participativo colegiado, de natureza consultiva, com a finalidade de assessorar o prefeito nas questões relativas à implementação do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável de Fortaleza.

Evaldo apontou que o projeto tem início com o levantamento de informações sobre a cidade nos dias atuais e em décadas passadas, além de informações que permitirão uma melhor interpretação e um maior entendimento dos processos que deram origem ao contexto dos dias atuais. Segundo o parlamentar, na primeira fase do projeto serão construídos os possíveis cenários, bem como a visão da cidade desejada por seus cidadãos.

“Esse projeto identificará os principais desafios para que seja vislumbrada a cidade que se pretende ter. A partir de então, para cada desafio serão elencadas as estratégias, os programas e ações prioritárias, que após a definição de prioridades, serão organizados em um plano de ação, modulado em intervalos de quatro anos”, destacou.

O vereador explicou que o Conselho da Cidade será composto por 92 cidadãos e que o projeto faz ainda uma ligação com o plano de desenvolvimento integrado para curto, médio e longo prazo que está em processo de elaboração pela Prefeitura, chamado de Fortaleza 2040.

“É importante lembrar que Fortaleza teve quase duas dezenas de ações e propostas de planejamento ao longo de sua história, mas esses planos não foram efetivamente executados pelas várias administrações que se seguiram ao longo dos anos, o que levou um crescimento desordenado da cidade. Tais projetos, em geral ou contavam com grande participação social, sem muita participação do governo, ou eram elaborados pelos técnicos sem participação social. O projeto Fortaleza 2040 deverá ser concluído em dois anos e será amplamente discutido no Conselho da Cidade de Fortaleza”, ressaltou.

Eleições presidenciais

O vereador Evaldo Lima também teceu comentários sobre as eleições presidenciais e lamentou a campanha negativa da oposição contra algumas ações do Governo Federal. O parlamentar destacou que mesmo com a oposição semeando a desconfiança entre o povo, pesquisas apontam que Dilma Rousseff, ainda seria eleita no primeiro turno.

“Acontece que a oposição já foi rejeitada pelo povo nas últimas três eleições, e a hipótese de perder uma quarta vez parece empurrá-la para uma tática eleitoral corrosiva. Apesar dessa ofensiva virulenta, os últimos números das pesquisas mostraram os principais candidatos da oposição empacados, enquanto a Presidenta Dilma ganharia no primeiro turno”, afirmou.

Fonte: Câmara de Fortaleza