Vereadores aprovam Dia Municipal por Educação sem Discriminação

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta semana, o Projeto de Lei Ordinária 218/2013, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que institui o dia 21 de junho como “Dia Municipal de Luta por uma Educação não Sexista e sem Discriminação”. A proposta, que tem como objetivo utilizar o calendário do município como instrumento de promoção da igualdade e da luta por uma Fortaleza livre de preconceitos, agora será encaminhado ao Executivo para sanção.

Para o vereador comunista, “Fortaleza ainda é marcada pelos rasgos do machismo, da violência contra mulher e do preconceito contra o ser humano sexualmente diverso. A instituição do Dia Municipal de Luta por uma Educação não Sexista e sem Discriminação é reivindicação dos movimentos sociais que buscam uma sociedade mais justa através da educação”, afirmou.

De acordo com o projeto, apresentado pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Evaldo Lima, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação, irá promover ações e parcerias a fim de divulgar a data e incentivar o combate ao sexismo e à discriminação através de uma educação que promova a igualdade, onde os seres humanos possam ser aceitos e respeitados nas suas diferenças.

O dia 21 de junho, que é também o Dia Internacional da Educação Não-Sexista, funcionará como marco temporal dessa luta, lembrando sempre aos cidadãos fortalezenses a importância de construir um ensino livre da discriminação e do preconceito. Segundo Evaldo, “o ensino, como serviço público, tem papel essencial e definidor na formação de cada indivíduo que compõe nossa cidade, como também de uma consciência coletiva voltada para a valorização das diferenças”, disse.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)