Mujica desconfia de pesquisa, mas crê na vitória presidencial

Em entrevista concedida para uma emissora de rádio, o presidente do Uruguai, José Mujica, falou sobre suas expectativas para as eleições gerais, que acontecem no dia 26 de outubro no país. O chefe de Estado uruguaio mostrou segurança na vitória do partido Frente Ampla, com o presidenciável Tabaré Vázquez. 

José Mujica oferece saída ao mar para Bolívia e Paraguai - Telesur

Mujica espera que o partido também possa manter a maioria parlamentar. De acordo com as últimas pesquisas divulgadas no país, a Frente Ampla conta com 44% de respaldo popular, mas para o atual presidente ainda é preciso lutar para garantir a maior parte dos sufrágios.

“Eu sou presidente porque tive a ousadia de desafiar o mundo das enquetes e dos comentários políticos”, disse Mujica ao expressar sua desconfiança nos métodos utilizados pelos institutos de pesquisa.

Leia também:
Uruguai: O país da maconha estatal não presenteia o narcotráfico
Mujica vai expôr "erros grosseiros" dos países ricos para Obama

Ainda segundo os números publicados no Uruguai, os opositores Partido Nacional e Partido Colorado, contariam, respectivamente, com 30% e 17% dos votos.

O analista Luis González, diretor da empresa Número, uma das principais pesquisadoras do país, declarou recentemente que o cenário "mais provável" é que o candidato da Frente Ampla, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), "volte a ser presidente, mas sem maioria parlamentar".

Vázquez, socialista, de 74 anos, foi o primeiro presidente de esquerda na história do Uruguai e entregou a faixa presidencial a Mujica, de 78 e ex-líder guerrilheiro Tupamaro.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Telesur