Eleições primárias confirmam favoritismo de Tabaré Vázquez no Uruguai

As eleições primárias simultâneas dos partidos uruguaios, realizadas no domingo (1º/6), desenharam o panorama eleitoral para a sucessão do José Mujica em outubro, no qual a segurança e a educação aparecem como temas dominantes.

Tabaré Vázquez - AFP

Nestas primárias, obrigatórias para todos os partidos e inscritas na Constituição, são escolhidos os candidatos de cada partido político para o pleito presidencial de outubro. Conforme o previsto, o ex-presidente Tabaré Vázquez, de 74 anos, conquistou a vitória dentro da Frente Ampla com mais de 80% dos votos.

O Partido Nacional, com quatro adversários, é o que mais pré-candidatos apresentou, apesar disso somente Luis Lacalle Pou irá disputar o pleito. O Partido Colorado conta com três pré-candidatos, mas irá concorrer com Pedro Bordaberry. Já o governista Frente Ampla apresentou dois candidatos, mas o favoritismo deu a vitória ao ex-presidente Tabaré Vázquez.

O primeiro a votar no domingo foi o presidente Mujica, que saiu muito cedo de sua chácara em uma estranha comitiva. Ao sair do colégio eleitoral, declarou aos jornalistas que estava encantado com o processo de sucessão. “Não vejo a hora de tirar os sapatos que me apertam”, disse.

Tabaré Vázquez votou na sede do clube de futebol El Arbolito, que ele mesmo fundou. O favorito das pesquisas eleitorais falou sobre o bom momento econômico e de “desenvolvimento humano” que atravessa o país.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações das agências de notícias