SSA: Plano Municipal de Saúde é avaliado em audiência pública

Destinado a fixar todas as medidas que serão tomadas pela prefeitura para a saúde de Salvador nos próximos quatro anos, a versão preliminar do Plano Municipal de Saúde (PMS) será avaliada na audiência pública no próximo dia 7 de maio, às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal. O evento visa ser mais um canal para a população opinar sobre o plano logo após sua submissão à consulta pública pela própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo principal do evento é garantir que as demandas apontadas na última Conferência Municipal de Saúde, realizada ano passado, sejam transformadas em ações concretas por parte da SMS. Para compor a mesa de debate, foram convidados os secretários estadual e municipal de saúde Washington Couto e José Antonio Rodrigues Alves, respectivamente, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) Rogério Queiroz, a Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia Tânia Palma e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Marcos Antonio Sampaio.

O plano

Com metas e ações detalhadas, a versão preliminar do PMS 2014-2017 é resultado de discussões feitas na XII Conferência Municipal de Saúde, assim como de deliberações do Conselho Municipal de Saúde. A versão preliminar foi publicada no site da SMS no dia 1º de abril e submetida à consulta pública pela secretaria até o dia 14 do mesmo mês. Não foi divulgado, contudo, o dia em que será apresentado o documento final.

De acordo com a ouvidoria-geral da Câmara Municipal, Aladilce Souza (PCdoB), a discussão é necessária para garantir a participação popular nas decisões tomadas pela prefeitura. “Esperamos que os mais diversos setores da população estejam presentes na audiência para sabermos se as principais carências do município foram contempladas no plano”, afirma a ouvidora.

De Salvador
Ascom gabinete vereadora