Evento em SP debate liberdade de expressão na América Latina

A Artigo19, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Ifex-ALC (Intercâmbio Internacional de Liberdade de Expressão – América Latina) promovem nesta quarta-feira (30), o evento “Liberdade de expressão em debate: Um panorama das violações no Brasil e na América Latina”.

Autoridades e organizações de defesa da liberdade de expressão estarão presentes para debater a situação das violações sofridas por comunicadores e defensores dos direitos humanos, e discutirão medidas de prevenção e proteção contra essas violações nos contextos do Brasil e dos demais países da América Latina.

Escalados para compor a mesa estão Guilherme Canela (Unesco), Renata Sena (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Lúcia Rodrigues (jornalista vítima de violação), Guilherme Alpendre (Abraji), Pedro Vaca (Flip – Fundación para Libertad de Prensa, da Colômbia) e Paula Martins (Artigo19).

No evento, ainda será apresentado o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, resultado do monitoramento feito pela Artigo19 das violações à liberdade de expressão sofridas por defensores de direitos humanos e comunicadores, ocorridas no Brasil em 2013.

Segundo Paula Martins, diretora para a América do Sul da Artigo19, os dados coletados de forma criteriosa permitem ter uma clareza maior sobre o cenário das violações que ocorrem no Brasil. “Apenas com esse panorama claro é que podemos pensar medidas efetivas de prevenção e proteção que tenham real impacto para reduzir esse tipo de violência no país”, afirma.

O debate vai acontecer no Auditório Premium, (Rua Cincinato Braga, 500 – próximo à estação Brigadeiro do Metrô), às 19h. Para participar é necessário fazer a inscrição através do formulário disponível aqui.

Fonte: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé