João Sicsú analisa os 74 anos do salário mínimo

Neste 1º de Maio também se comemora a data de criação do salário mínimo, instituído por Getúlio Vargas em 1930. Em sua coluna “Economia em Números”, o economista e professor João Sicsú faz uma análise da evolução do salário mínimo e alerta para a continuidade do mesmo que pode sofrer sérias perdas por conta da política da oposição caso chegue à presidência.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

Segundo Sicsú, hoje estamos ouvindo falar novamente a mesma história que foi contada pela ditadura e agora é contada pela oposição no Brasil. “Naquela época (da ditadura) se dizia que primeiro vamos fazer o bolo crescer para depois dividi-lo, ou seja, arrocho salarial”, falou. “Os economistas de PSDB e da oposição sugerem que nós tenhamos desemprego, arrocho salarial e quebra do avanço do valor do salário mínimo”, alertou.

Para o economista, com a continuação da atual política do salário mínimo cada vez mais haverá maior distribuição de renda e diminuição da desigualdade social. “Temos que continuar com essa trajetória de recuperação do salário mínimo, rejeitar essa história de aumento do desemprego e de arrocho salarial proposto pela oposição”, falou João.

Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: