Zunzuneo revela temor ao exemplo cubano, diz deputada paraguaia

Em declaração à agencia de notícias Prensa Latina, a deputada paraguaia Karina Rodríguez afirmou que a o Zunzuneo anti-cubano revela o temor e a preocupação dos Estados Unidos pela vigência do exemplo de Cuba para todo o mundo. Ela acredita que essa agressão tecnológica demonstra que os grandes interesses estadunidenses e os encarregados de gerenciar a política internacional seguem preocupados pelo significado da ilha no contexto mundial.

“Cuba segue sendo uma luz de esperança para muitos povos do planeta em termos de gerar um modelo alternativo à barbárie e ao processo de desumanização promovido pelo capitalismo mundial”, acrescentou.

A parlamentar considerou como o mais importante o número cada vez maior de povos da América Latina e de demais regiões que saem em defesa do processo cubano, não só por solidariedade, mas reivindicando respeito e a proteção do direito internacional.

“Este assunto do ZunZuneo é um chamado de alerta e uma demonstração de que quando surgem processos de autonomia, soberania, libertação e emancipação, também surge a mão obscura a se opor buscando frustrar estes processos e manter a injusta ordem vigente”, disse.

Rodríguez, representante na Câmara de Deputados da coalizão de partidos Avança País, pontuou que esse alerta deve servir igualmente para conhecer a fundo e enfrentar as novas estratégias utilizadas nestes tempos por Washington para impedir a existência de nações livres.

Ressaltou que décadas atrás essas coisas podiam parecer roteiros para filme, mas são hoje práticas absolutamente desenvolvidas e com os piores e mais mesquinhos interesses políticos.

“Para mim, isto não faz mais que refletir como Cuba continua representando desde o início da Revolução esperança para muitos e também desmascara o profundo desespero gerado por isso no coração do sistema imperialista”, concluiu.

Fonte: Prensa Latina