Patrícia Macedo: Faremos uma bela Copa

 A Secretária Especial da Copa de Fortaleza enumera o legado da Copa do Mundo de Futebol e destaque a ações da gestão municipal.

 Temos hoje em Fortaleza mais de 11 mil pessoas capacitadas pelo Pronatec Copa e Copa Mais, em diversos ofícios. Adquirir habilidades para empreender nova carreira é transformador para a vida das pessoas, para a sociedade, para a economia. A integração entre as esferas do Poder Público envolvidas na organização do Mundial melhora a prestação de serviços, permitindo resposta ágil e eficaz no atendimento ao cidadão. As avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha estão sendo finalizadas junto com o túnel na rotatória, o que dará maior fluidez ao trânsito. São ações concretas que em menos de um ano e meio da gestão Roberto Cláudio se tornam realidade. Serão entregues quatro túneis que transformarão a Via Expressa em corredor de trânsito rápido e virão as faixas exclusivas para o transporte coletivo (BRTs). Segundo a Fipe, na Copa das Confederações (CCF) foram gerados 303 mil empregos diretos, com impacto de R$ 10 bilhões no PIB. Considere-se que a CCF é evento voltado ao público local enquanto que a Copa é global.

O Ministério do Turismo prevê injeção de mais de R$ 30 bilhões na economia, em 2014, por conta da Copa. É bom lembrar que o compromisso de sediar a Copa foi assumido e comemorado por todos há 7 anos e agora o evento está aí. Os londrinos também se diziam contra as Olimpíadas antes do início dos jogos e depois aplaudiram. Aqui não será diferente. Nosso coração entra em campo com a seleção. A gente quer dar certo! É questão de sensatez. Os números falam a favor: temos 11 milhões de pedidos de ingressos, 150 mil inscritos no programa de voluntários e 18 mil jornalistas credenciados – recordes em relação às Copas – para divulgar nosso país. O Brasil será visto por mais de 200 países. Faremos bela Copa! Os legados são grandiosos, quer sejam sociais, de infra-estrutura, ou econômicos, e estão aí para que todos, mesmo os que se dizem contra, possam usufruir.

Patrícia Macêdo é Secretária ESpecial da Copa de Fortaleza 

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site