Trabalhadores comemoram data em diversos locais do Estado

Trabalhadoras e trabalhadores de várias categorias profissionais lotaram as dependências do clube da Usemi, em Itabuna, nesta quinta-feira, 1º de maio, para comemorar o feriado em homenagem ao Dia do Trabalhador. O evento, promovido pela CTB Regional Sul/Bahia e sindicatos filiados, contou com a apresentação musical das bandas Pastilhas Coloridas, Lordão e Armandinho, Dodô & Osmar.

O dia foi de festa, mas também de muita reflexão. Seguindo o tema do Ato Nacional Unificado, a CTB Regional Sul/Bahia exigiu neste Dia do Trabalhador uma mídia democrática. Atualmente, apenas sete famílias controlam os veículos de comunicação no país. E, para eles, não interessa pautar assuntos de interesse da classe trabalhadora.

A CTB aproveitou o evento para colher assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o PLIP da Mídia Democrática. Durante os discursos, os dirigentes da CTB destacaram a importância em colocar na ordem do dia do Congresso Nacional temas como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidades para homens e mulheres, reforma agrária, diminuição dos juros e do superávit primário, entre outros.

Região Metropolitana

Na Praça da Simpatia, no centro de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, o 1º de maio contou com diversas ações sociais, brincadeiras, capoeira e shows. Lazo Matumbi, Edy Vox e Só Potência animaram o evento, que contou também com serviços a prestação de serviços para a população.

A comemoração teve ainda uma manifestação contra o racismo, organizada pela Unegro, que utilizou bananas para denunciar as práticas racistas nos campos de futebol e em outros espaços da sociedade. O ato contou com a presença da secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB e Conselheira Nacional da Unegro, Olívia Santana, e o presidente do Sindban – Camaçari, Ronaldo Nascimento.

Na terça-feira a (29/04), a Câmara de Vereadores de Camaçari, em parceira com centrais sindicais, realizou uma seção especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. Na oportunidade, os dirigentes sindicais representantes das centrais CTB, CUT, UGT e CSP / Conlutas, além dos movimentos sociais, apresentaram uma rica plataforma aos representantes do Legislativo e Executivo do município. 

Dentre os pleitos encaminhados como prioridades constam a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cedec), a quebra do cartel do gás de cozinha com preços reduzidos, ampliação e cumprimento de lei do percentual de mulheres nas indústrias instaladas no município, moradias dignas com infraestruturas garantidas, transportes público de qualidade com tarifas reduzidas, concretização da coordenação sindical no governo com representantes das centrais sindicais. 

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências