DOU publica nomeação de Vicente Neto como presidente da Embratur

Na última quarta-feira (30/04), o baiano Vicente Neto assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A nomeação do novo presidente foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Vicente é bacharel em Turismo e pós-graduado em Administração. Servidor de carreira da Universidade Federal da Bahia (Ufba) desde 1985, começou a exercer a função de assessor especial da presidência do Instituto em 2013.

Vicente Neto acumula em seu currículo uma ampla bagagem em gestão pública. O turismólogo já foi secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, após ocupar o cargo de chefe de Gabinete da pasta. Na Bahia, foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico de São Sebastião do Passé.

Entre os anos de 1989 e 2004, o militante do PCdoB foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT), coordenador de Formação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação Superior da Bahia, coordenador Geral do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal da Bahia (Assufba) e coordenador Geral da Federação Nacional dos Servidores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Embratur

A Embratur foi criada em 1966, por meio do Decreto-Lei 55, que criou também o Conselho Nacional de Turismo e definiu uma política nacional para o setor. Desde então, o turismo brasileiro trilhou muitos caminhos, ganhou profissionalismo e amadureceu. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção e do apoio à comercialização, no exterior, dos produtos turísticos do Brasil.

Fonte: Agência Brasil