Metalúrgicos de Betim participam da festa do Dia do Trabalhador

Mais de 4 mil associados prestigiaram a Festa dos Sócios e a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, no Clube dos Metalúrgicos, em Betim, na última quinta-feira (1º/5) – Dia do Trabalhador.

Durante a posse, o presidente reeleito do Sindicato, João Alves de Almeida, fez um agradecimento especial aos metalúrgicos sócios da entidade pela votação expressiva, de 98,7% dos votos válidos, nas recentes eleições, que garantiram um novo mandato à diretoria.

João Alves também fez uma saudação particular a todos os trabalhadores pelo Dia do Trabalhador, afirmando que a classe trabalhadora brasileira, embora com inúmeros desafios a enfrentar, têm motivos para comemorar.

“Com Lula e Dilma, os trabalhadores obtiveram grandes avanços, como, por exemplo, a política de valorização do salário mínimo, a legalização das centrais, os programas sociais como o ‘Bolsa Família’, ‘Mais Médicos’ e a construção de universidades e escolas técnicas por todo o país, para citar apenas alguns pontos positivos destes governos”, enumerou.

O presidente do Sindicato disse, também, que um dos principais desafios para os trabalhadores neste ano é, nas eleições gerais de outubro, garantir a reeleição de Dilma Rousseff para a presidência do Brasil.

“Temos que continuar este ciclo de mudanças implantadas no país para melhor, apostando numa política desenvolvimento com valorização do trabalho, dos trabalhadores, com mais empregos e mais renda para a classe trabalhadora”, afirmou.

Ele acrescentou que os metalúrgicos, em particular, devem estar unidos para lutar pelo fim do Fator Previdenciário, em favor da redução da jornada de trabalho, sem diminuição dos salários, e contra a aprovação do Projeto de Lei 4330, que permite a terceirização sem limites.

Para João Alves, no plano local, os metalúrgicos de Betim devem centrar esforços na luta pela conquista de salários mais dignos, com um piso salarial decente, contra o ritmo acelerado e desumano de produção implantando nas linhas de produção das fábricas, principalmente para acabar com as ocorrências de acidentes e doenças profissionais que atingem os trabalhadores da categoria.

“Além disso, temos que lutar para eleger Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) mais combativas e com maior autonomia dentro das fábricas”, destacou.

Jô Moraes

Presente na solenidade de posse, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) saudou a diretoria do Sindicato pela vitória nas eleições, fez uma menção especial pela passagem do 1º de maio e reforçou a necessidade da unidade dos trabalhadores para vencer os desafios que estão pela frente.

“Temos que enfrentar as mentiras e deformações daqueles que querem interromper o mais belo ciclo de desenvolvimento iniciado pelo presidente metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, que tem continuidade com o governo Dilma”, afirmou.

“Por isso, é importante que os trabalhadores estejam incorporados nesta luta para defender um Brasil desenvolvido, com valorização do trabalho, porque está nas mãos de cada um de vocês a continuidade de um país com melhores dias para o povo”, conclamou Jô Moraes.

A necessidade de mobilização e unidade dos trabalhadores também dominou o discurso do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Minas), Marcelino da Rocha, para quem a classe trabalhadora têm o desafio de, além de reeleger Dilma Rousseff, assegurar a presença de representantes da classe trabalhadora na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “É preciso que o trabalhador acredite no trabalhador, ou seja, temos que eleger políticos que representem os interesses da nossa classe”, ressaltou.

Já o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Luiz Carlos de Oliveira, parabenizou a direção do sindicato de Betim pela vitória expressiva nas eleições. “Sabemos da importância desta entidade nas lutas a favor dos trabalhadores metalúrgicos. Este é um Sindicato de ponta e de luta, que merece o nosso respeito”.

Festa

Após a solenidade de posse, os metalúrgicos associados e seus familiares curtiram a grande festa preparada pelo Sindicato e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB Minas).

Ao som da Banda Êxito, que fez um grande show durante toda a tarde, os trabalhadores e familiares puderam se divertir num dia de alegria e descontração, no qual o Sindicato distribuiu refrigerantes, chope, picolés, pipoca e algodão doce à vontade, além de churrasquinhos.

As crianças tiveram direito a um kit com alimentos especialmente para elas e rua de lazer com diversos brinquedos e brincadeiras. Para o conforto de todos, foram instaladas enormes tendas com mesas e cadeiras em diversos pontos do Clube dos Metalúrgicos.

Nos intervalos do show da Banda Êxito, diretores do Sindicato fizeram o sorteio de inúmeros brindes aos sócios, como TVs de LED de 42 polegadas, micro-system, máquinas fotográficas digitais, ventiladores, fornos elétrico e de micro-ondas, escovas de cabelos elétricas, entre outros.

O sucesso do evento foi manifestado nas redes sociais. “Parabéns, festa linda! “Que essa direção seja coroada de muitas vitórias”, disse Rogéria Cássia. “Festa muito boa e bonita. Parabéns a todos os trabalhadores e ao Sindicato de Betim pela festa”, postou Maicon Jeanes no página do Sindicato no Facebook.

Fonte: Departamento de Imprensa – Sindbet.