Técnicos da Ufba se reúnem para tratar da greve da categoria

Na semana passada, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em greve há 43 dias, reuniram-se em assembleia para avaliar ações efetivadas na última semana e traçar novas diretrizes para o fortalecimento do movimento paredista. Mais de 200 servidores participaram da atividade, que foi realizada na Escola Politécnica, em Salvador.

A coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufba e Ufrb (Assufba), Cássia Virgínia Maciel, apresentou aos presentes os informes locais e nacional da categoria. A dirigente declarou ainda que o movimento deva seguir os encaminhamentos da Fasubra. “Não podemos radicalizar sozinhos, uma atitude dessas causará grandes prejuízos para nós e o nosso foco é um enfrentamento seguro e positivo”.

A categoria ficou informada também sobre a audiência realizada no último dia 24, pela Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público da Câmara, proposta pela servidora licenciada da Ufba e deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que debateu as condições de trabalho dos técnico-administrativos das IFES e a crescente terceirização de serviços nas universidades federais. Na audiência foi cobrada uma mesa de negociação entre o governo e a categoria.

A assembleia aprovou ainda o novo calendário de atividades para esta semana, que envolve reunião do Comando Local de Greve – CLG (6/5), Ato no portão de Ondina com panfletagem e visitas às salas (7/5) e Assembleia de Greve (8/5). Os servidores foram orientados a participarem dos debates com os candidatos a reitor da Ufba, pois é necessário conhecer as propostas dos candidatos e a categoria deve expor suas pretensões.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Assufba