Chico Lopes: “Explicação sobre reajuste de energia não convenceu”

“As explicações da Coelce e da Aneel não satisfizeram. A Aneel não conseguiu explicar por que a Coelce pediu 14% e eles autorizaram quase 17%. Foram lá, foram cá, mas não justificaram o porquê do prejuízo ao consumidor”. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), sobre audiência pública realizada nesta quarta-feira (07/05), em Brasília, para discutir o reajuste da energia no Ceará.

Para Chico Lopes, a presença de diretores da Coelce na audiência pública confirma que a empresa vem sentindo o efeito da grande repercussão que esse reajuste tão alto vem tendo na sociedade cearense, na imprensa, no setor produtivo, no bolso do trabalhador. Inclusive na ameaça de fechamento de postos de trabalho, com a perda de competitividade do nosso setor produtivo.

“Se a Coelce pediu 14% de reajuste e a Aneel deu quase 17%, a Coelce deveria pôr os funcionários pra correr, porque não são competentes. Fizeram uma planilha pedindo um reajuste que a própria agência que deveria defender o consumidor deu um percentual maior. Três por cento é uma diferença muito grande, em volume de dinheiro pago pelos consumidores de energia no Ceará”, enfatizou Chico Lopes.

“Vamos agora estudar uma forma de questionar o reajuste, por via judicial. Para que seja revisto esse reajuste que prejudica os consumidores residenciais e as empresas cearenses, não temos outra alternativa a não ser bater às portas do Judiciário. Já que tanto a Coelce quanto a Aneel e ainda o Ministério das Minas e Energia fecharam a porta para qualquer possibilidade de revisão do reajuste, vamos tentar judicialmente e conversar com todos esses setores para definir a forma de fazer isso”, afirmou Lopes, após a audiência, que também contou com o consultor da FIEC, Jurandir Picanço, e com Marcos Franco Moreira, diretor do departamento de gestão do setor elétrico, representando o Ministério de Minas e Energia.

Mobilizar para questionar o reajuste

Chico Lopes destaca que seguirá denunciando os preços abusivos da energia, reajustados no Ceará desde o último mês de abril. “Vamos continuar mobilizando a sociedade contra o reajuste. Vamos conversar com o Ministério Público, a FIEC, o setor produtivo, com as entidades de defesa do consumidor, como o Procon Fortaleza, e ver como a gente pode apresentar essa ação, com tudo que for preciso Ra se diminuir esse reajuste da conta de luz”, aponta Chico Lopes.

Ele ainda criticou o argumento de que os reajustes da energia se deveriam à falta de chuvas e à diminuição do nível dos reservatórios hídricos. “Colocar a seca como única justificativa para esses aumentos da energia me parece que é banalizar toda uma discussão sobre preço de energia no Brasil. A seca não é a única culpada”.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)