Chico Lopes: Diretor da ANEEL explica reajuste da energia

O diretor geral da Agência Nacional da Energia Elétrica (ANEEL) procurou o deputado federal cearense Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, para dar explicações sobre o reajuste da energia elétrica, de mais de 16%, autorizado pela agência e já cobrado pela Coelce, a partir do final de abril.

Romeu Donizete Rufino esteve no gabinete do deputado, na última terça-feira (29/4), para expor o ponto de vista da direção da ANEEL sobre o reajuste, que motivou a aprovação de um requerimento aprovado para realização, no próximo dia 7 de maio, de audiência pública, na Câmara dos Deputados, para cobrar da ANEEL e da Coelce o porquê de um percentual tão alto de reajuste, com impacto direto sobre a economia cearense.

“O diretor da ANEEL entrou em contato conosco, solicitando essa reunião, e nos colocou detalhadamente como é o cálculo de reajuste da ANEEL. Uma conta difícil de explicar e de entender e que, na ótica do consumidor, não tem muita explicação mesmo. Ainda mais quanto a agência autoriza um reajuste ainda maior do que aquele que a Coelce pediu”, destaca o deputado Chico Lopes, lembrando que a Coelce solicitou 13% de reajuste e a ANEEL autorizou 16%.

“Ficou claro, mais uma vez, o quanto a energia da térmica da Coelce pesa bastante no cálculo do índice de reajuste. A energia adquirida da Coelce por ela mesma, da térmica, definida como “bilateral” na tabela de custos, já era muito cara e teve ainda um reajuste de 13%”, ressalta o parlamentar.

Para o deputado Chico Lopes, a presença do presidente da ANEEL, na reunião, é importante por demonstrar maior disposição da agência para diálogo com os parlamentares responsáveis pela defesa do consumidor, mas também evidencia a importância da audiência do dia 7 de maio e a preocupação da agência com a reação dos cearenses ao reajuste.

“Nosso setor produtivo está perdendo condições de competir com outros estados. Estamos sofrendo risco de fechamento de postos de trabalho, diante de um reajuste tão alto na energia elétrica. Isso além do peso para os consumidores residenciais. Nenhuma categoria teve reajuste salarial de 16%”, destaca Lopes, que também convidou a direção da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) a participar da audiência de 7 de maio, diante do impacto do reajuste para o setor produtivo.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)