Curso orienta sobre uso das redes sociais na campanha eleitoral

Como se conectar com seu eleitor? Para orientar pré-candidatos e comunicadores, o PCdoB/DF realizou, no último sábado (3), oficina sobre mídias digitais para campanhas eleitorais.

Oficina de Comunicação em Redes Sociais para candidatos - Joaquim Dantas

“A internet jogará um peso importantíssimo nas próximas eleições, superando inclusive o rádio e se consolidando como a segunda tela. O telespectador vai dividir sua atenção entre a TV ligada e a tela do computador ou do smartphone”, avalia Thallis Cantizani, publicitário e coordenador de comunicação digital do mandato do deputado Chico Lopes (PCdoB/CE). Thallis, que também é blogueiro e viciado em mídias sociais, ministrou a oficina.

Se o rápido crescimento do uso da internet no Brasil chama atenção, os números no Distrito Federal são ainda mais alvissareiros. Por aqui, 33% das pessoas acessam a internet todos os dias, o maior percentual do país, e 5% maior que a média nacional, que é 26%. É no DF também onde o maior número de pessoas (63%) tem acesso à internet em casa no Brasil.

Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, realizada pelo governo federal, que mede hábitos de consumo de mídia pela população brasileira.

A credibilidade da internet também aumentou, 13,1% das pessoas buscam informação nesse meio de comunicação. E é o Facebook a fonte mais acessada.

“Por isso, esse momento de preparação se torna importante. Não vai adiantar só ter uma página de um político na web. O conteúdo tem que ser atrativo, e a criatividade vai ser o diferencial”, afirmou Cantizani.

“Tem muito candidato que vai simplesmente se jogar nas chamadas redes sociais, enquanto isso muitos outros estão se preparando de verdade para se destacar com qualidade e clareza”, ilustrou.

Durante cinco horas, os participantes receberam orientações sobre o uso do Twitter, de ferramentas de monitoramento das redes sociais, do Facebook, de novas mídias como o Whats App e o Instagram, e as possibilidades de postagens pagas nas redes sociais.

Ao ressaltar o esforço do partido no DF de trazer a oficina para Brasília, Thallis enfatizou: – “Agora é hora da ação!” 

De Brasília, Renata Martins