Metalúrgicos organizam 1º congresso da Fitmetal

O 1º congresso da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) acontece nos dias 30 e 31 de maio na capital paulista. Às vésperas de completar quatro anos – 1º de julho –, a entidade se reúne para debater a conjuntura política atual e a situação internacional dos trabalhadores, além de eleger a nova diretoria para os próximos anos e definir as pautas de luta da categoria.

Metalúrgico - EBC

De acordo com o presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, a entidade nasceu da necessidade de organizar uma parcela significante de operários, atualmente já não oito estados representados. Sindicatos de base expressiva são representados pela Fitmetal, entre eles o automotivo, o naval, siderúrgico, eletrônico e de máquinas (bens de capital).

O presidente conta que a necessidade de organizar a luta da categoria com uma referência nacional começou ainda em 2007, com um grupo de lideranças de diversos estados que demonstravam a vontade de fundar uma entidade “classista, plural, politizada, democrática e de luta”. Atualmente a Fitmetal conta com mais de 400 mil metalúrgicos e metalúrgicas unidos por este objetivo comum.

Apesar da curta trajetória, a entidade já conta vitórias importantes, entre elas, a participação na luta de ideias que elegeu a presidenta Dilma Rousseff em 2010. Neste período a Fitmetal também já conquistou centenas de sindicatos de metalúrgicos.

Com intuito de fortalecer o internacionalismo proletário, a Fitmetal é filiada à Federação Sindical Mundial do ramo metalúrgico (UIS Metal). A entidade tem hoje na Federação Sindical Mundial o principal dirigente da UIS, o metalúrgico Francisco Souza e Silva.

Por Mariana Serafini, da redação do Vermelho,
com informações da CTB