Assad e líderes rurais debatem impulso à reconciliação na Síria

O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, reuniu-se com diversos líderes da zona rural de Damasco, nesta quarta-feira (7), para abordar os esforços de reconciliação em algumas dessas áreas. De acordo com a agência síria de notícias, Sana, o encontro dedicou-se a avaliar os diálogos já realizados e as formas de expandi-los para outras regiões.

Segundo os participantes do encontro, já são visíveis os efeitos positivos nos cotidianos dos civis envolvidos nos esforços de reconciliação bem sucedidos. O presidente Assad disse que seu governo apoia o processo nacional em todas as áreas do país, com base em seu compromisso de encerrar o derramamento de sangue e na sua crença de que a crise não pode ser resolvida por forças estrangeiras.

“O conflito interno só pode ser transformado através dos esforços dos sírios,” ressaltou Assad, porque “apenas os sírios são os mais capazes de encontrar soluções para os seus próprios problemas.”

O presidente disse saudar os esforços construtivos exercidos pelos líderes em termos de reconciliação, apesar de toda a dificuldade que enfrentam, afirmando que os órgãos estatais buscam impulsionar o papel das lideranças locais para consolidar e expandir seu empenho reconciliatório.

Assad também ressaltou que os esforços dos líderes com que se reuniu não são importantes apenas para a realização da reconciliação, mas também para a reconstrução humana em termos de pensamento e ação, ao aderirem aos princípios morais e patrióticos. Esta tarefa é ainda mais difícil do que reconstruir o que o terrorismo destruiu, continuou.

Os líderes rurais afirmaram a sua determinação para continuar apoiando o processo reconciliatório, particularmente diante da crescente conscientização pública sobre a importância deste esforço e a sua determinação para superar os obstáculos que ainda dificultam o seu trabalho.

Com informações da agência Sana,
Tradução da Redação do Vermelho