Servidores do HC em greve por valorização

Os Servidores Públicos de Saúde e funcionários do HC de São Paulo entraram em greve na manhã desta última quinta-feira (07). A decisão realizada por meio de assembleia optou por aguardar o aumento salarial até dia 23 de maio, prometido verbalmente pela assessoria da secretaria de Gestão Pública do Estado, segundo Gerson Batista, presidente da ASHC (Associação dos Servidores do Hospital das Clinicas). “Caso não haja retorno haverá a convocação imediata da greve geral”, destacou o presidente.

Por Eder Bruno, Vermelho SP

De acordo com Gerson, “A luta é justa visto que o governador Geraldo Alckmin não cumpriu sua promessa de reajuste salarial em 35%, aumentou salário apenas de alguns setores, deixando de lado o setor administrativo. Vamos aguardar até o prazo destacado, senão todos os setores irão declarar greve geral”, afirmou.

Nesta quinta os servidores e funcionário de todo estado realizaram uma passeata até a Secretaria Estadual de Gestão Pública, com aproximadamente 700 manifestantes. Segundo Gerson, 75% dos funcionários estão parados, sendo o setor administrativo e de registro com mais adesão.

A Deputada Enfermeira Sarah Munhoz, presente na assembleia dos servidores declarou apoio a greve e ressaltou: “Toda reivindicação trabalhista que for legítima, pode contar sempre com minha adesão e que por sermos todos importantes na cadeia do cuidado em saúde é que apoio a luta dos servidores pela valorização do trabalho e pelo imediato cumprimento das reivindicações decididas em assembleia”.

Os servidores acusam o governador de não contemplar as autarquias no projeto de redução da carga horária para 30 horas e apontam também o indeferimento do PIN (Prêmio de Incentivo) aos administradores.

A convocação da Greve realizada pela ASHC (Associação dos Servidores do Hospital das Clinicas) e pelo SIN-HC (Sindicato de Funcionários e Servidores do Hospital das Clinicas) reivindica também o aumento no Vale Refeição, atendimento decente no SAMSS (Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores); implantação do projeto que transforma o HC em regime de Autarquia Especial; manutenção das ambulâncias que estão sucateadas e Revisão das vagas do estacionamento do HC.