Bolívia: Cidadãos no exterior poderão votar para presidente

O Tribunal Eleitoral (TSE) da Bolívia inaugurou, no último sábado (10), um sistema de padronização biométrico de eleitores para as eleições de outubro, informou a presidente do organismo, Wilma Velasco, a respeito do processo em que o presidente Evo Morales aparece com favorito à reeleição.

"O serviço de registro civil do Tribunal Eleitoral está mobilizando em todo o país mais de mil pessoas em brigadas móveis para a padronização maciça", que terminará em 31 de maio, disse Velasco à imprensa.

A entidade espera registrar 450 mil eleitores paro o pleito de 12 de outubro, no qual serão eleitos presidente, vice e parlamentares. O colégio eleitoral tem até agora 5,2 milhões de pessoas, de um total de 10 milhões de habitantes. Os bolivianos residentes no exterior (em 33 países, entre eles o Brasil) poderão votar primeira vez para presidente.

Morales continua como favorito a um terceiro mandato. As últimas pesquisas atribuem a ele 38,3% das intenções de voto, com mais de 24 pontos de diferença sobre o segundo colocado, o empresário Samuel Doria Medina (14%).

Cadastro biométrico para as eleições presidenciais bolivianas 2014:


 

Da Redação do Portal Vermelho,
Com informações de agências de notícias