Bertotti visita estação experimental de cana-de-açúcar
O secretário de Ciência e Tecnologia, José Antônio Bertotti, visitou hoje (08/05), a Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina (EECAC), no município de Carpina, localizado na Zona da Mata Norte do Estado.
Publicado 13/05/2014 08:41 | Editado 04/03/2020 16:55
A Estação, que é ligada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), integra a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).
Formada por dez universidades federais (UFRPE, UFPR, UFSCar, UFV, UFRRJ, UFS, UFAL, UFPI, UFMT e UFG), a Ridesa desenvolve um trabalho de pesquisa e melhoramento genético de variedades de cana-de-açúcar, visando à melhoria da produtividade do setor. A Rede tem como base, para o desenvolvimento da pesquisa, 31 estações experimentais, localizadas nos Estados onde a cultura da cana-de-açúcar apresenta maior expressão.
A Ridesa desenvolve variedades da República do Brasil (RB) de cana-de-açúcar, que hoje representam cerca de 60% da área cultivada no Brasil. Cada tipo desenvolvido é fruto de pesquisa em várias áreas, que permite, entre outras ações, a identificação de genes que controlam a tolerância a estresses hídricos, temperaturas elevadas, pragas e enfermidades.
A Rede também desenvolve pesquisa nos campus das sete universidades federais, principalmente nos cursos de pós-graduação. As universidades dão ênfase à manutenção e continuidade da pesquisa relacionada ao Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA).
Fonte: Sectec