Banco Europeu prepara novas medidas de política monetária

O Banco Central Europeu (BCE) prepara novas medidas em matéria de política monetária que serão debatidas em sua reunião de junho, informou nesta quarta-feira (14) Yves Mersch, membro do Conselho de Governo da instituição.

"Estamos trabalhando intensamente para expandir nossos instrumentos independentemente dentro de nossa ordem e fazer que nossas ações sejam o mais efetivas o possível", declarou em um painel de discussão durante uma conferência.

Mersch apontou que existem várias possibilidades, algumas mais fáceis de implementar que outras. O que sucederá exatamente é uma decisão que será adotada no encontro seguinte do Conselho, acrescentou.

O presidente do BCE, Mario Draghi, sublinhou em uma recente reunião de política monetária que está disposto a implementar ações no próximo mês com o propósito de impulsionar a economia da zona euro se as previsões atualizadas de inflação assim o recomendarem.

A entidade decidiu na semana passada manter invariável sua principal taxa de juros no mínimo histórico de 0,25 por cento, apesar dos perigos de deflação, que segundo alguns especialistas, espreitam ao grupo.

Cálculos recentes da Comissão Europeia apontam que o crescimento dos preços na Eurozona será mais lento que o previsto neste ano e no próximo, em parte devido a um euro mais forte e a uma débil recuperação.

A inflação anual ao consumidor reduzirá em 2014 a 0,8 por cento do 1,3 em 2013, permanecendo abaixo do objetivo do BCE, de cerca de dois por cento.

Em 2015, acrescentou a Comissão, o medidor se localizará em 1,2 pontos.

Analistas advertem sobre as persistentes dificuldades trabalhistas e os riscos de deflação no bloco da moeda comum, um fenômeno nocivo para o dinamismo de uma economia porque adia as decisões de compra -com a expectativa de que os preços sigam baixando- e desalenta por isso os investimentos.

O BCE continua apostando pela política de dinheiro barato ao manter em um mínimo histórico sua principal taxa de juros ante a incerteza na Eurozona.

Fonte: Prensa Latina