Comassetto: "Além de emprego, o trabalhador precisa de saúde"

 



O vereador Vilmar Comassetto afirmou durante a 1ª Conferência Macrorregional Meio-Oeste/SUS da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no centro de eventos de Concórdia, nesta sexta-feira, 15, que nos dias atuais, além de garantir o emprego, é preciso garantir a saúde do trabalhador. O vereador participou do evento representando a mesa diretora da Câmara de Vereadores e reforçou a importância da proposição que cobra do Congresso Nacional aprovação do projeto de lei 321/2013 que dispõe sobre a aplicação de 10 por cento das receitas correntes brutas da União no SUS, popularmente conhecida como projeto Saúde + 10. “Com a aplicação desses recursos será possível a implementação de outras políticas que venham garantir a saúde do trabalhador”, disse.
O evento mostrou uma situação preocupante em Santa Catarina em relação ao número de afastamentos do trabalho por motivos de saúde que chega a ser 48% maior do que no resto do país. Dados do Ministério Público do Trabalho mostram que o setor de frigoríficos é o que mais afasta trabalhadores. Chapecó é o município que lidera o ranking dos afastamentos no Estado, seguido de Capinzal, Concórdia e Forquilhinha.
A Conferência encerrou com a elaboração de 32 proposições que serão apresentadas na etapa estadual que acontece nos dias 26 e 27 de junho, provavelmente em Florianópolis.

*Assessoria do Mandato