Sem categoria

Daniel Almeida apoia projeto de lei dos agentes comunitários de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou no início de maio um projeto de lei que garante aos agentes comunitários de saúde e endemias um piso salarial de R$ 1.014,0. A proposta estabelece ainda o plano de carreira da categoria. A matéria se arrastava desde 2006 na Câmara e contou com o apoio do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) para sair do papel. O jornalista Karlo Dias entrevistou o deputado acerca desse tema.

Daniel Almeida ma Rádio Vermelho

Para Daniel, a aprovação desse projeto é importante também para dar o reconhecimento merecido aos trabalhadores da saúde. “Desde 2003 lutamos para constitucionalizar a profissão dos agentes comunitários de saúde e há muito tempo se lutava para a valorização desses trabalhadores, passando pela sua remuneração e a institucionalização ao direito a um plano de carreira”, ressaltou o deputado.

Almeida também lembrou a importância desses profissionais para o Sistema Único de Sáude (SUS). “Não podemos imaginar o SUS sem o agente comunitário de saúde, pois é aquele que contata com o cidadão no dia a dia e que trabalha no sentido de evitar que os cidadãos fiquem doentes”, disse Daniel.

Ouça a entrevista completa na Rádio Vermelho: