Reunião debate novas medidas contra reajuste da energia

Novas medidas contra o reajuste de 16,77% da energia elétrica no Ceará, cobrado desde o final de abril pela Coelce, serão discutidas em reunião nesta quinta-feira (22/05), às 15h, no Procon Fortaleza (Rua Major Facundo, 869, Centro), contando com a presença do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), representante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, e de integrantes de diversas entidades da sociedade civil e da defesa do consumidor.

A reunião será conduzida pela coordenadora geral do Procon Fortaleza, advogada Cláudia Santos, e tratará de possíveis ações, em nível municipal, em defesa dos consumidores de energia elétrica. Representantes da Coelce também foram convidados para a reunião.

"Será um momento importante, para dar continuidade a essa grande mobilização da sociedade cearense contra o reajuste da energia, que já inclui questionamentos judiciais apresentados pela OAB e pelo Ministério Público Federal. Tudo porque um reajuste de 16,77%, autorizado pela Aneel em valor acima até do que a Coelce pediu, que foi 13%, prejudica a economia cearense e traz ameaça de fechamento de empregos", destaca o deputado Chico Lopes.

"A iniciativa do Procon Fortaleza é muito importante nesse sentido. A decisão da Aneel que beneficiou a Coelce e prejudicou os consumidores já está sendo questionada no nível federal, em diversas frentes. O reforço do Município na defesa do consumidor é importante neste momento, reforça ainda mais a mobilização da sociedade contra o reajuste", complementa. "O Procon também pode trazer novos questionamentos. Daí a importância da reunião".

Chico Lopes também prepara uma ação judicial, a ser apresentada questionando o reajuste e defendendo um percentual menor, em benefício do consumidor.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)