PCdoB/CE conclama militância para a batalha eleitoral

 Os comunistas cearenses se preparam para a grande batalha eleitoral de 2014 a ser travada entre as forças democráticas e populares, que lutam pelo avanço das  mudanças, e a direita, aliada à "grande imprensa", que tenta evitar sua quarta derrota seguida e travar as mudanças. Tendo sua convenção estadual prevista para o final de junho, o PCdoB cearense inicia as sessões municipais conclamando sua militância para se empenhar na realização do projeto eleitoral.

 Eleições 2014: Derrotar a direita, avançar nas mudanças e fortalecer o PCdoB

O ano de 2014 anuncia grandes batalhas para o povo brasileiro e as forças democráticas e progressistas. Transcorridos quase doze anos do novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, de participação popular e de afirmação soberana do Brasil, ao longo dos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff, é preciso assegurar uma quarta vitória para garantir a continuidade e aprofundamento das mudanças.

Neste período podem-se contabilizar expressivos avanços, a partir da retomada do protagonismo do poder público como indutor do desenvolvimento, levando o país a obter taxas de crescimento mais elevadas, mesmo num quadro adverso de uma profunda crise econômica internacional. Em 2013, o crescimento de 2,3% colocou o Brasil à frente de países como os Estados Unidos (1,9%), Japão (1,6%), México (1,1%), Alemanha (0,4%) e França (0,3%), sem falar naqueles que tiveram crescimento negativo. Os trabalhadores foram diretamente beneficiados com mais de 12 milhões de novos empregos, o que reduziu o índice de desemprego a menos de 5%, o menor da história. E o salário mínimo teve um reajuste real superior a 70%, equivalendo hoje a mais de 300 dólares.

A oposição de direita e a mídia conservadora, inconformadas com a situação e temerosas de uma quarta vitória do povo, tentam pintar um quadro de descalabro econômico, como se o País estivesse à beira de um abismo. Ao mesmo tempo, irresponsavelmente, incentivam e estimulam manifestações que, apesar de se basearem em reivindicações justas, acabam, invariavelmente em atos de violência, saques e depredações cujo objetivo é criar um clima de caos, de insegurança e instabilidade política.

Fazem ampla campanha contra a realização da Copa como se esta fosse a responsável pelas deficiências históricas e ainda não totalmente superadas com a nossa educação, saúde, etc. Omitem propositadamente que, pelo contrário, a realização da Copa tem sido uma oportunidade para antecipar investimentos necessários em infraestrutura urbana, portos e aeroportos que foram ou estão sendo construídos em todas as cidades sedes.

Mais recentemente voltaram seu foco para a Petrobrás, maior empresa brasileira e um dos pilares do desenvolvimento do país, visando atingir a Presidenta Dilma. Escondem que, no passado, tentaram privatizá-la e até mudar seu nome para “Petrobrax”, essa empresa que nos últimos anos cresceu 193% e teve seu patrimônio líquido aumentado em mais de seis vezes.

No Ceará, também contabilizamos expressivos avanços nos últimos oito anos. O Estado melhorou sua infraestrutura o que ajudou a atrair grandes empreendimentos, em especial na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a exemplo da companhia siderúrgica em construção e da refinaria de petróleo prestes a iniciar suas obras. Na área da saúde, com a competente direção dos comunistas, acontece grande descentralização dos serviços e ampliação da rede de atendimento à população com a construção de novos hospitais regionais, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de avanços no modelo de gestão com a implantação dos consórcios municipais. Na educação, o estado é hoje um modelo nacional de ensino público, onde se sobressaem o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e as escolas profissionalizantes e de tempo integral. Ainda há setores carentes de melhores resultados, como é o caso da segurança pública e a relação com os movimentos sociais e os servidores públicos, porém é inegável a nova realidade de nosso Estado.

Aos comunistas está posto o desafio de lutar com determinação para assegurar a continuidade desse período de conquistas no Brasil e no Ceará. Para tanto, é fundamental o fortalecimento do PCdoB que se materializa, neste momento, na concretização do seu Projeto Eleitoral, ou seja, a reeleição do senador Inácio Arruda e dos deputados federais Chico Lopes e João Ananias, bem como a ampliação de nossa bancada de deputados estaduais, elegendo pelo menos três camaradas. A fim de assegurar êxito completo, os comitês municipais têm papel essencial, visando organizar a campanha eleitoral em cada cidade e atingir as metas de votação para os candidatos comunistas, o que somente será alcançado com o envolvimento de todos os filiados e amigos do Partido. Indispensável também a atuação dos militantes nos movimentos sociais, entrelaçando as lutas de cada segmento da sociedade com a batalha eleitoral e levantando as principais bandeiras políticas mobilizadoras do nosso povo e impulsionadoras das mudanças. Neste sentido ganham relevo a defesa das reformas estruturais e democráticas, especialmente a reforma política e a luta pela democratização da comunicação.

Ao longo de quase um século o Partido Comunista do Brasil tem sido protagonista das principais batalhas políticas da história brasileira. Sempre defendeu a democracia, a liberdade, a soberania e o desenvolvimento nacionais, com geração de emprego e distribuição de renda. É intrinsicamente ligado às lutas do povo trabalhador, da juventude e das mulheres, dos direitos dos segmentos sociais marginalizados e defensor da cultura nacional como expressão e afirmação de nossa identidade. Jamais abriu mão de defender o socialismo e, por isso, se orienta por seu Programa Socialista. Isso o fez alvo da direita, dos setores mais conservadores e dos fascistas que o perseguiram implacavelmente, como ocorreu durante o regime militar instaurado há cinquenta anos e derrotado há quase trinta, graças à mobilização do povo brasileiro e das forças democráticas e progressistas. É esse o rico legado dos comunistas do Brasil e é essa trajetória que credencia o PCdoB a conclamar as forças progressistas, a grande maioria da população, os trabalhadores e os movimentos sociais a seguirem unidos para fazer avançar as mudanças no Ceará e no Brasil.

Frente aos desafios a enfrentar, algumas tarefas se impõem a partir dessa Seção Municipal:

1. Preparar e assegurar a participação de uma boa delegação do município na Convenção Eleitoral Estadual.

2. Conscientes das desigualdades nas condições da disputa eleitoral no nível em que ela ocorre nos dias atuais, devemos tomar todas as iniciativas prévias necessárias a fim de realizarmos, em cada cidade, uma campanha empolgante, extraindo de cada um todo o seu potencial.

3. No curso de todo este processo, imprimir vigor e conteúdo à Campanha de Filiação através de iniciativas ousadas e criativas.

4. Também no curso da batalha, persistir no esforço de formação da militância e especialmente dos novos filiados através da formação de turmas para o Curso sobre o Programa Socialista.

Temos cada vez mais confiança na garra e compromisso característicos da militância comunista, o que nos dá certeza de novas vitórias.

À luta, portanto, camaradas!

Fortaleza, 19 de maio de 2014

PCdoB/CE