Ministro chinês apela à paz em reunião com presidenta sul-coreana

O Ministério de Relações Exteriores da China confirmou, nesta terça-feira (27), que o chanceler Wang Yi reuniu-se com a presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e o chanceler sul-coreano Yun Byung-se. Os representantes trocaram opiniões sobre como aprofundar as relações bilaterais e discutiram a questão da Península Coreana.

Protestos contra exercícios de guerra na Coreia - Red Korea

Em coletiva de imprensa em Pequim, o porta-voz da Chancelaria Qin Gang disse: "A China acredita que as relações com a Coreia do Sul têm uma boa base e está na melhor etapa desde o estabelecimento das relações diplomáticas," em 1992.

Após a divisão da Coreia, a seguir à Segunda Guerra Mundial, a Coreia do Sul, aliada aos Estados Unidos, reconhecia apenas Taiwan (autodenominado República da China, em sua disputa separatista com a República Popular da China). Já a China reconhecia apenas a Coreia do Norte, ou República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

Leia também:

China insta Coreias a buscarem estabilidade e diálogo na região
Coreia Popular denuncia provocação e afirma direito à autodefesa
EUA e Coreia do Sul realizam exercícios de guerra provocativos
Coreias definem reunião de famílias apesar das tensões

Para o Ministério chinês de Relações Exteriores, apesar do conflito ainda em suspenso, com ocasionais tensionamentos, as duas Coreias podem reforçar as cooperações estratégicas para desempenhar um papel mais importante no desenvolvimento da Ásia, especialmente no Leste do continente.

Segundo Qin Gang, os representantes da China e da Coreia do Sul também discutiram sobre a questão nuclear da Península Coreana e sobre retomada das negociações de sexteto (Coreias do sul e do Norte, Japão, Rússia, China e Estados Unidos), iniciadas em 2003, mas estagnadas desde 2011.

A volta às conversações tem sido frequentemente postergada, enquanto a Coreia Popular denuncia, reiteradamente, o posicionamento negativo do Sul em sua aliança belicosa com os Estados Unidos.

Wang Yi reiterou que a China mantém uma posição objetiva e justa e se dedica a promover as negociações pacíficas, para que as duas Coreias, que almejam inclusive a reunificação, possam melhorar suas relações.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da Redação do Vermelho