Acordo final sobre programa nuclear está próximo, diz chanceler do Irã

O chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif afirmou, nesta terça-feira (27), que a assinatura do acordo final sobre a questão nuclear está iminente, após meses de negociações e o avanço de um acordo preliminar, anunciado em novembro de 2013.

União Europeia e Irã - Ronald Zak / Associated Press

Zarif reuniu-se com a representante da União Europeia para assuntos diplomáticos e de segurança, Catherine Ashton, em Istambul, na Turquia, por três dias.

Na coletiva de imprensa após a reunião, Zarif afirmou que as duas partes chegaram a um consenso sobre a promoção de negociações em relação à questão nuclear, e que o Irã vai realizar uma reunião com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Ao mesmo tempo, a reunião entre especialistas do Irã e do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, Reino Unido, França e China, membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e a Alemanha) também será realizada em Viena, sede de agência, na Áustria.

Segundo Zarif, o novo turno de negociações sobre a questão nuclear do Irã será realizado entre os dias 16 e 20 de junho. "Caso seja necessário, mais reuniões de especialistas e diálogos políticos em diversos níveis serão realizados. O Irã já fez coordenação entre os diversos órgãos dentro do país para promover as negociações com uma atitude séria," disse.

Zarif reiterou que o Irã vai proteger seus direitos de utilização da energia nuclear, de forma pacífica. Segundo ele, o princípio do Irã nas negociações é manter os interesses do povo iraniano, salvaguardar a dignidade da nação e eliminar as barreiras ao desenvolvimento do país.

Com Rádio China Internacional,
Da Redação do Vermelho