Irã recebe inspetores nucleares e anuncia encontro com G5+1

Os diálogos devem ser retomados nesta terça-feira (6) entre os especialistas nucleares do Irã e do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha), de acordo com fontes persas oficiais, citadas pela emissora iraniana PressTV. Ainda nesta segunda-feira (5), inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão em Teerã para discutir pontos específicos do seu acordo com o governo persa.

Irã programa nuclear - PressTV

A delegação da AIEA está na capital iraniana para dialogar com as autoridades do país sobre a abordagem de precauções relativas à planta nuclear de água pesada (ou deuterada) de Arak, conforme previsto em um dos sete pontos do acordo assinado entre o Irã e a agência, em novembro passado.

No acordo, o Irã permitiu a visita dos inspetores nucleares à planta considerada “preocupante” pelos envolvidos nas negociações, já que teria grande capacidade de enriquecimento de urânio. A instalação dedica-se à produção de radioisótopos para o tratamento de câncer, asseguram as autoridades. Em dezembro de 2013 e janeiro deste ano, os inspetores visitaram o local e a mina de urânio de Gachin.

Já nesta semana, os especialistas iranianos, os dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha já estão em Nova York para participar na terceira sessão do Comitê Preparatório da Conferência de Revisão do Tratado sobre Não Proliferação de Armas Nucleares pelos Estados signatários, prevista para 2015.

De acordo com o diretor-geral de assuntos políticos e securitários do Ministério iraniano de Relações Exteriores, Hamid Baeidinejad, é por isso que a próxima reunião entre os representantes do seu país e os do G5+1 será realizada nos Estados Unidos. Os encontros anteriores aconteceram majoritariamente em Viena, na Áustria, onde fica a sede da (AIEA).

A reunião entre os especialistas do setor nuclear terá a duração de dois dias, inserindo-se no avanço do processo diplomático sobre o programa nuclear do Irã, e pretende preparar o terreno das negociações de uma nova rodada entre os chanceleres dos países envolvidos, a ser realizada em Viena, no dia 13 de maio. O último encontro de alto nível aconteceu na mesma cidade, em 9 de abril.

As negociações têm como objetivo alcançar um acordo final sobre o programa nuclear do Irã, após um acordo interino anunciado no fim do ano passado. O processo é apresentado pelos envolvidos como um de construção de confiança, em que o Irã comprometeu-se com a redução do enriquecimento de urânio (cujos níveis anteriores as potências ocidentais alegavam servir à produção bélica) e permitir o maior acesso dos inspetores internacionais às suas instalações nucleares.

Em troca, os EUA e os representantes europeus comprometeram-se com a suspensão parcial das sanções impostas contra o Irã, liberando bilhões de dólares em fundos persas congelados no exterior. Os líderes iranianos reafirmam frequentemente o caráter pacífico do seu programa nuclear, conforme previsto no estatuto da AIEA e no Tratado de Não Proliferação, dos quais o Irã é parte.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da PressTV