Diretora da OMS parabeniza Cuba na 67ª Assembleia Mundial da Saúde

A doutora Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), parabenizou Cuba pela condução da 67ª Assembleia Mundial da Saúde, celebrada na Suíça. O responsável pela condução dos trabalhos foi Roberto Morales Ojeda, Ministro da Saúde de Cuba. Diante dos mais de três mil delegados dos 194 países membros dessa entidade da ONU, Chan destacou os resultados sanitários de Cuba, que pela primeira vez presidiu a magna reunião da OMS.

Da mesma forma, Margaret manifestou a disposição de trabalhar em parceria para garantir a qualidade da saúde no mundo todo, segundo nota publicada no portal de saúde de Cuba, Infomed.

Entre os temas tratados no fórum, figuraram a estratégia de luta contra a tuberculose, o programa de vacinas para o próximo decênio, a hepatite, a resposta às doenças não transmissíveis e o impacto da mudança climática no incremento de algumas mazelas. Um informe apresentado na Assembleia registra os avanços sanitários, mas ainda persistem enormes desafios e grandes diferenças entre e dentro dos países.

Em escala global, a mortalidade de crianças menores de cinco anos reduziu entre 1990 e 2012, de 90 para 48 em cada mil nascidas vivas. Isso, contudo, é insuficiente para atingir a meta em 2015, segundo as Metas do Milênio da ONU, de diminuir em dois terços essa taxa.

Há vários anos, Cuba cumpriu esse propósito e em 2013 atingiu uma taxa de mortalidade infantil de 4,2 em cada mil nascidas vivas, a mais baixa da sua história, inclusive inferior às do Canadá e Estados Unidos. A representação cubana destacou o espírito de cooperação e compromisso da 67ª
Assembleia Mundial da Saúde, que permitiu adotar decisões importantes a favor dos povos.

Sobre isso, Morales mencionou temas como a prevenção da mortalidade materna e infantil, o acesso aos medicamentos, a cobertura sanitária universal e o enfrentamento às doenças não transmissíveis. Também se referiu à aproximação de opiniões na luta contra a violência interpessoal, e nesse sentido destacou a decisão da Assembleia de outorgar um mandato à diretora-geral da OMS para desenvolver um plano de ação, visando esse tema.

Morales transmitiu uma felicitação especial a Margaret Chan por sua liderança e compromisso com a organização e seus Estados membros. “Tem sido um fator fundamental para aproximar as posições e conseguir os consensos necessários que permitirão um bem-sucedido resultado da reunião”, disse.

Fonte: Granma