UJS define seu posicionamento com relação às drogas no Brasil

A UJS definiu no seu 17º Congresso Nacional em Brasília o seu posicionamento sobre a questão das drogas no Brasil. A entidade não faz apologia a qualquer tipo de droga lícita ou ilícita, mas acredita em uma política de redução de danos ao usuário.

debate sobre drogas UJS - UJS

A UJS defende a regulamentação de todas as drogas, sob a ótica da saúde e segurança pública, defendendo o controle público e social sobre o comércio das drogas. A entidade não defende apenas a regulamentação da maconha porque não resolve o problema. As principais drogas que sustentam o comércio ilegal no Brasil são a cocaína e o crack.

Leia também: 
UJS firma apoio à reeleição da presidenta Dilma
Sem contradições, UJS defende Copa, saúde e educação

A regulamentação sob a ótica da saúde pública gera a fiscalização e o controle de qualidade das substâncias, atualmente o usuário encontra um comércio de drogas aberto para todo tipo de experimento, que faz com que o usuário consuma várias misturas químicas que agravam sua dependência.

Sob a ótica da segurança pública, a guerra às drogas é um dos principais causadores do genocídio da juventude negra e pobre. Se observarmos o quadro prisional brasileiro, temos uma das maiores populações carcerárias do mundo, em sua maior parte composta por pequenos traficantes de drogas.

A UJS defende o avanço do debate mais progressista sobre a regulamentação das drogas, em conjunto com outros movimentos como a Marcha da Maconha, em defesa do direito à vida da juventude brasileira.

Veja a resolução em arquivo PDF.

Por Dandara Lima, no portal da UJS