Negociações de paz no Sudão do Sul serão retomadas na quinta

As negociações de paz sobre o Sudão do Sul serão retomadas na próxima quinta-feira em Adis Abeba, com um simpósio que reunirá 150 representantes políticos, da sociedade civil e líderes tradicionais, segundo foi informado nesta terça-feira (3).

Membro da tribo Dinka do Sudão do Sul

A abertura do que identificam como fase inclusiva das conversas será feita pelo mediador do conflito, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

A IGAD possibilitou que, no dia 9 de maio deste ano, fosse assinada uma trégua pelo presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e pelo chefe antigovernamental Riak Mashar.

Segundo meios de comunicação, o simpósio sessionará de quinta-feira a sábado na sede da Comissão da União Africana, acrescentou hoje a IGAD.

Os Meios de comunicação acrescentaram que nesta terceira fase das negociações, iniciadas em janeiro de 2014, se prevê o início do processo mediador que deverá concluir em um diálogo consensual multipartidário.

Nesse âmbito negociador, a IGAD pronunciou-se pela integração de um governo de unidade transitório como solução para finalizar o conflito que estourou no dia 15 de dezembro passado, quando o governo acusou os partidários de Mashar de tentar dar um golpe de Estado.

Fonte: Prensa Latina