China divulgará plano de desenvolvimento petroquímico

A China pode divulgar um plano nacional sobre o desenvolvimento da indústria petroquímica ainda neste mês, noticiou nesta quinta-feira (5) o jornal Shanghai Securities News.

Indústria petroquímica na China

O plano virá depois que o Conselho de Estado prometeu um desenvolvimento seguro e verde da indústria petroquímica em uma reunião executiva presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang na quarta-feira.

Citando fontes sob anonimato, o jornal operado pela Xinhua disse que o programa estabelecerá regras principalmente sobre o refino de petróleo e a produção de etileno e hidrocarboneto aromático

A indústria petroquímica é um dos pilares da economia do país asiático e afeta a vida diária da população. Mas a oferta doméstica é insuficiente e a China depende de importar uma grande proporção de produtos petroquímicos finais para atender a necessidade.

Ao mesmo tempo, a indústria doméstica está sob alta pressão porque a conscientização pública de proteção ambiental está aumentando.

Vários projetos petroquímicos, principalmente usinas de paraxileno, receberam críticas violentas por causa de preocupações com a poluição nas cidades chinesas nos últimos anos.

Para atender as preocupações do público, a reunião executiva de quarta-feira sublinhou que os projetos petroquímicos devem ser seguros e ecologicamente corretos.

Novos projetos devem passar por avaliação de impacto ambiental e suas localizações devem ser escolhidas de forma científica, de acordo com uma declaração emitida depois da reunião.

Além da indústria petroquímica, o Shanghai Securities News informou que o iminente plano apoiará o desenvolvimento da química do carvão no oeste do país.

Segundo fontes, a produção petroquímica moderna com base no carvão, incluindo carvão para olefina e para hidrocarboneto aromático, terá apoio, já que o custo da química carvoeira é mais baixo que o da petroquímica.

Fonte: Agência Xinhua