Melhor de Santa Catarina

“Concórdia é um time que lidera com o desafio de ficar sempre em primeiro”

O vereador Vilmar Comassetto (PCdoB) afirmou na sessão desta terça-feira, 03, que Concórdia pode ser comparada a um time de futebol que está na liderança e tem o desafio de se manter em primeiro lugar. O vereador fez uma análise dos números divulgados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) sobre o IDH (índice de desenvolvimento Humano) dos municípios que colocam Concórdia em primeiro lugar em qualidade de vida em Santa Catarina. Ele apontou algumas novidades que a avaliação da Firjan trouxe e que não foram levadas em conta na pesquisa anterior. “Estamos vencendo e temos motivos para comemorar, mas Concórdia tem muito a melhorar, pois não atingiu o máximo destes índices ainda”, alertou ele.

De acordo com Comassetto, uma das principais informações do relatório está relacionada à qualidade do atendimento à saúde em Concórdia. “O índice Firjan leva em conta a qualidade do atendimento à saúde básica. Se ela for bem feita, vai determinar um menor número de internações no futuro. E é o que acontece aqui”, explicou. Destacou ainda que em relação ao emprego e renda, a pesquisa mede a desigualdade salarial existentes entre os trabalhadores. “Mede o nível médio de salários dos trabalhadores e Concórdia mostrou que tem uma desigualdade menor do que a maioria dos outros municípios”. A pesquisa também mostrou que Concórdia tem uma grande capacidade absorver a mão de obra local e ainda consegue empregar pessoas da região. “Demostrando que tem uma importância econômica, sob o ponto de vista regional”, comentou.
Em educação, o índice Firjan passou a analisar também a formação dos professores. Comassetto explicou que quanto maior o número de professores com formação adequada, melhor o índice. “Nesse sentido, Concórdia está bem. Foi na educação que obteve o maior crescimento de índice”, lembrou. Na nota de avaliação que vai de zero a um, em Educação, Concórdia pulou de 0,78 para 0,90.
Ainda, de acordo com os dados da pesquisa, Concórdia é o 12º município em qualidade de vida no país e está em primeiro lugar no Estado. Em termos de país, houve uma melhora muito grande. Na avaliação anterior (2005), ocupava a 118º posição.

*Assessoria do Mandato