Oposicionistas defendem Edivaldo e cobram explicações sobre doleiro

 

Deputados Oposição

 Deputados de oposição voltaram a defender o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSC), das críticas feitas por parlamentares governistas e cobraram explicações sobre supostas ligações do doleiro Alberto Youssef com o Governo Roseana. O primeiro que tratou do assunto foi o líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Pereira Jr. (PCdoB), que também voltou a falar sobre a possível punição aplicada pela Justiça ao senador Edison Lobão Filho, pré-candidato a governador pelo PMDB.

O líder do BPO disse que foi “um processo que durou mais de dez anos, que começou em São Luís quando ele assumiu temporariamente o mandato de senador, e foi para o Supremo Tribunal Federal, mas quando ele saiu da suplência voltou para a instância inicial e por este motivo, como disse o deputado Alexandre Almeida, o Estado não tem o direito de punir”.

De acordo com o deputado de oposição, “o Edinho Lobão se safou da punição, mas o crime foi cometido: Desafio a trazer uma certidão dizendo que a TV de São Mateus não operou de forma ilegalmente. Isso não se trata de calúnia. Calúnia é quando você imputa falsamente um crime a alguém. Eu não estou imputando crime, estou relatando o crime que foi cometido pelo Edson Lobão Filho, reconhecido pela Justiça Federal. E em grau de recurso a Justiça Federal disse: ‘o crime existiu, mas não vou punir porque nós demoramos muito’”.

Depois foi a vez do deputado Othelino Neto (PCdoB) falar também pela oposição, defendendo o prefeito de São Luís e cobrando explicações sobre o doleiro. O parlamentar assegurou que a gestão do prefeito possui diferenças com relação à da governadora.

“Primeiro: o prefeito só tem um ano e meio de mandato, ela tem 14 anos, e o Maranhão está desse jeito. Segundo: ele não esconde o problema, admite que São Luís está enfrentando sérias dificuldades, tanto que pediu ajuda ao Governo do Estado, ao Governo Federal, não foi com o pires na mão, pediu que o Governo do Estado e o Governo Federal cumprissem com suas obrigações com a cidade de São Luís”, contou.

Bira do Pindaré fez defesa na mesma linha. “Nós temos que cobrar agora é da governadora, ela que foi eleita para cuidar do povo do Maranhão e a capital maranhense tem um milhão de maranhenses, mas infelizmente a governadora não está nem aí para São Luís do Maranhão. Essa é a verdade”, justificou.

O outro tema, o doleiro, foi tratado também pelo deputado Marcelo Tavares (PSB). “Eu queria que vossa excelência retrocedesse um pouco e nos respondesse o que o deputado Rubens Júnior e os outros deputados da oposição perguntaram na semana passada, mas que nenhum deputado do governo respondeu. Houve um doleiro preso aqui no Hotel Luzeiros pela Polícia Federal que entregou uma mala durante o dia e uma caixa que um funcionário da Casa Civil do governo Roseana Sarney foi buscar na portaria do hotel. Para onde foi essa mala? Quem no governo recebeu essa mala, deputado Magno Bacelar?”.
Da Agência Assembleia