Paz na Colômbia: Mobilização mundial acontece no dia 10 de junho

Colombianos residentes no exterior convocaram nesta sexta-feira (6) uma mobilização mundial para o próximo dia 10 de junho, em apoio ao processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país. “Mobilizar pela Paz” é o lema que será levado a diante por diferentes grupos e forças políticas que apoiam os diálogos pelo fim do conflito de mais de meio século.

Paz na Colômbia: Mobilização mundial acontece no dia 10 de junho - Telesur

Segundo o jornal El Tiempo, as concentrações irão abrir espaço que alguns “assistentes” escrevam uma mensagem destinada aos membros das equipes negociadoras – que se encontram em Havana (Cuba), sede das conversações.

A inciativa pode ser acompanhada através da página “Movilizate por la paz”, que já tem quase 500 seguidores. Na rede social, os organizadores enfatizam que “nossos filhos merecem crescer em um país em paz”.

"Esta geração não pode perder esta oportunidade, merece receber um país em transição a caminho da paz duradoura. Queremos ser pessoas que não precisam pensar em se defender sempre, mas sim em se desenvolver e crescer", diz o texto da convocatória.

De acordo com o jornal colombianos, em Barcelona (Espanha), a concentração deve acontecer as 19h (horário local) na Praça Sant Jaume e contará com a participação de associações como: Colectivo Maloka, Fedescat, Colombia Soy Yo Barcelona, Colombia en Pau y La Taula Colombiana per la Pau.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina